Índia detecta nova variante de coronavírus e país enfrenta recorde de mortes

Governo indiano anunciou a expansão da campanha de vacinação em todo o país para tentar conter a disseminação do vírus

Foto: Fusion Medical Animation/Unsplash
Índia detecta nova variante de coronavírus e país enfrenta recordes de mortes

Índia  detectou uma nova variante dupla mutante do coronavírus que ainda não foi catalogada, anunciou o Ministério da Saúde local nesta quarta-feira (24). O anúncio acontece no dia em que o país registrou o maior número de casos de Covid-19 desde novembro.

A análise de amostras do estado de Maharashtra encontraram mutações no vírus que não correspondem às variantes já catalogadas, segundo as autoridades locais. "Embora variantes preocupantes e uma nova variante dupla mutante tenham sido encontradas na Índia, elas não foram detectadas em número suficiente para estabelecer uma relação direta ou explicar o rápido aumento de casos em alguns estados", afirmou o ministério da Saúde da Índia em um comunicado.

O país já relatou vários casos das variantes britânica, sul-africana e brasileira, que são mais transmissíveis e tem causado um aumento de casos e mortes em diversos países.

A Índia registou, nesta quarta-feira (24), 47.262 novos casos de Covid-19, o maior número desde novembro do ano passado, e mais 275 mortes. Com 11,7 milhões infectados e 160 mil óbitos, a Índia é o 3º mais afetado do mundo, atrás de Estados Unidos e Brasil.

O governo indiano anunciou que está expandindo sua campanha de vacinação em todo o país, para incluir todos os adultos com mais de 45 anos de idade. O país já aplicou mais de 50 milhões de doses de vacinas, atrás apenas de EUA (128 milhões) e China (82 milhões), segundo o projeto "Our World in Data".

Apesar do alto número, a situação não é tão boa. Isso porque o país tem 1,3 bilhão de habitantes, sendo o segundo país mais populoso do mundo. Portanto, a Índia tem uma vacinação proporcional muito pequena (3,68 doses a cada 100 habitantes), atrás da média mundial (6,1).