Europa ultrapassa marca de 1 milhão de mortes por Covid-19, diz OMS

Região tem registrado ainda cerca de 1,6 milhão de novos da doença casos por semana

Foto: André Biernath - Da BBC News Brasil em São Paulo
Europa ultrapassa marca de 1 milhão de mortes por Covid-19, diz OMS

A  Europa  ultrapassou a marca de um milhão de mortes por Covid-19  e tem registrado cerca de 1,6 milhão de novos casos por semana, alertou, nesta quinta-feira (15), o diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge.

A Europa é a região mais afetada pelo vírus e concentra mais de 30% de todas as mortes e de todos os casos do mundo. O continente concentra seis países dos dez com mais mortes por Covid-19 do mundo, segundo o "Our World in Data". São eles: Reino Unido (127 mil), Itália (115 mil), Rússia (102 mil), França (99 mil), Alemanha (79 mil) e Espanha (76 mil).

Apesar dos números preocupantes, o diretor regional se mostrou otimista com o avanço da vacinação e queda no número de mortes entre os mais idosos. Ele disse que a proporção de óbitos por Covid-19 entre pessoas com mais de 80 anos, que foram priorizadas na vacinação, caiu para quase 30% na Europa, o nível mais baixo da pandemia.

Mais de 162 milhões de doses de imunizantes foram aplicadas na Europa, o que coloca o continente atrás de EUA (192 milhões) e China (175 milhões) e à frente da Índia (111 milhões).