Asilo confirma 33 casos de Covid-19; todos os idosos foram vacinados

Prefeitura de Lavras fala em 'surto' da doença no local; Equipes de saúde acompanham o caso

Foto: Nailana Thiely / Ascom Uepa
Asilo confirma 33 casos de Covid-19; todos os idosos foram vacinados

Um asilo na cidade de Lavras, em Minas Gerais, confirmou a contaminação por Covid-19 de 33 idosos que vivem na instituição. Segundo a Casa do Vovô, todos já foram vacinados contra a doença. De acordo com a prefeitura, houve um "surto" da doença no local. As Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e a secretaria municipal de Saúde acompanham a situação.

Em nota, a coordenação do asilo informou que os contaminados estão assintomáticos e isolados. Na semana passada, um dos residente faleceu, mas a causa da morte ainda não foi confirmada. Os idosos foram testados após um funcionário apresentar sintomas da doença na semana passada.

"Nossos vovôs e vovós estão sendo cuidados com todo zelo e carinho e esperamos que muito em breve possamos trazer o comunicado com a recuperação de todos os contaminados.

Todos os protocolos estão sendo devidamente seguidos para manter todos em segurança desde o início da pandemia, em março de 2020, mas infelizmente estamos sujeitos a ocorrências desse tipo até que tenhamos uma total erradicação do vírus. Agradecemos o apoio de toda a nossa equipe de trabalhadores, médicos voluntários e colaboradores", diz o comunicado.

Em comunicado, a prefeitura ressaltou que "todas as medidas estão sendo tomadas pelo município, que segue monitorando a situação".

É importante ressalta que nenhuma vacina contra a Covid-19 é 100% eficaz, por isso, mesmo os que já estão adequadamente vacinados ainda podem ser infectados. Uma pessoaapenas é considerada protegida de duas ou três semanas após receber o número de doses recomendadas. São duas, no caso da CoronaVac, da vacina de Oxford/AstraZeneca e da Pzier, atualmente utilizadas no Brasil.