Turquia é 1º país com grande população a dar 3ª dose de reforço contra Covid-19

Serão imunizados profissionais de saúde e pessoas com mais de 50 anos; justificativa é que já se passaram mais de seis meses desde a primeira dose

Turquia é o primeiro país com grande população a dar 3ª dose de reforço contra Covid-19
Foto: Reprodução: ACidade ON
Turquia é o primeiro país com grande população a dar 3ª dose de reforço contra Covid-19


A Turquia vai começar a oferecer uma  terceira dose de vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde e pessoas com mais de 50 anos. A medida vai valer tanto para quem recebeu doses anteriores da Pfizer quanto da CoronaVac, produzida pela chinesa Sinovac.

No começo de junho, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein também passaram a dar a vacina da Pfizer como dose de reforço para aqueles inicialmente vacinados com o imunizante desenvolvido pela farmacêutica Sinopharm. A decisão veio depois de uma nova onda de infecções em ambos países.

Você viu?

Ao The Wall Street Journal, o Ministério da Saúde turco disse que está oferecendo a dose de reforço porque alguns profissionais de saúde e idosos receberam suas doses iniciais há seis meses.

Nas últimas semanas, a Turquia acelerou sua campanha de imunização e tem vacinado mais de 700 mil pessoas por dia.

Com 82 milhões de habitantes, a Turquia viveu o pico da pandemia em abril quando chegou a ter 60 mil casos por dia. No dia 30 de junho, este número estava em 5 mil casos e 53 mortes diárias. No total, 49 mil pessoas perderam a vida no país durante a pandemia.

Pesquisas sobre uma terceira dose de vacina ainda são limitadas, com dois estudos na França e um nos Estados Unidos indicando que a dose adicional oferece melhor proteção para pessoas imunocomprometidas. A mistura de certas vacinas nas duas primeiras doses demonstrou produzir melhores respostas imunológicas em outros estudos.