EUA diz que estudantes vacinados poderão ficar sem máscara na volta às aulas

Centros de Controle e Prevenção de Doenças orienta que alunos ainda não imunizados contra a Covid-19 deverão manter o uso da cobertura facial em ambientes fechados

EUA diz que estudantes vacinados poderão ficar sem máscara na volta às aulas
Foto: Amanda Perobelli
EUA diz que estudantes vacinados poderão ficar sem máscara na volta às aulas

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira novas diretrizes para ajudar a reabrir as escolas no país no outono, que começa em setembro no hemisfério norte. A nova orientação permite que os estudantes que já foram vacinados contra a Covid-19 fiquem sem máscara na volta às escolas.

Os alunos que ainda não foram imunizados, no entanto, devem usar cobertura facial em ambientes fechados. A recomendação vale para escolas do jardim de infância até o fim do ensino médio nos EUA e também inclui professores ou funcionários não vacinados.

A agência disse que se as localidades decidirem remover as estratégias de prevenção nas escolas com base nas condições locais, elas devem removê-las uma de cada vez. Também devem monitorar os dados de saúde locais para orientar as decisões sobre quando apertar ou relaxar as medidas.

A nova diretriz continua a recomendar que os alunos sejam separados por pelo menos um metro de distância, mas a agência pede que as escolas reabram totalmente no outono, mesmo que não possam seguir todas as orientações.

“Devido à importância da aprendizagem presencial, as escolas onde nem todos estão totalmente vacinados devem implementar o distanciamento físico na medida do possível dentro de suas estruturas, mas não devem excluir os alunos da aprendizagem presencial para manter um requisito mínimo de distância”, afirma a nova diretriz.

Os EUA vacinam adolescentes a partir de 12 anos contra a Covid-19, mas crianças abaixo dessa idade ainda não são elegíveis para a vacinação no país.