Covid-19 pode realmente ser comparada com a gripe comum?

Desde seu surgimento, a Covid-19 é muito comparada com a gripe, principalmente pelas doenças possuírem sintomas parecidos. No entanto, após mais de um ano da presença da Covid-19 no mundo, essa comparação continua a fazer sentido?

A Covid-19 pode realmente ser comparada com a gripe?
Foto: Matheus Barros
A Covid-19 pode realmente ser comparada com a gripe?

Desde seu surgimento, a Covid-19 é muito comparada com a gripe, principalmente pelas doenças possuírem sintomas parecidos. No entanto, após mais de um ano da presença da Covid-19 no mundo, essa comparação continua a fazer sentido?

Uma gripe comum é uma doença que qualquer pessoa pode contrair e os tratamentos são fornecidos apenas aos pacientes que podem apresentar infeções mais graves e outros efeitos colaterais, como a pneumonia.

E em anos comuns, segundo o Medical Xpress, cerca de 400 mil pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas com a gripe. Enquanto em pouco mais de um ano de existência, a Covid-19 já levou à óbito mais de 4 milhões de pessoas e infectou aproximadamente outras 180 milhões.

As duas doenças podem até ter sintomas comuns, como dor no corpo, febre e tosse, no entanto, não se sabe quais os verdadeiros efeitos de um caso grave da Covid-19 e quão duradouros podem ser seus sintomas, tampouco quais as reais consequências para a vida dos pacientes que contraíram uma forma mais grave da doença.

Já uma gripe comum, por exemplo, possui efeitos colaterais de baixa duração.

Você viu?

E, se não bastasse tantas diferenças e semelhanças, a prevenção para as duas doenças são basicamente as mesmas. Entretanto, a Covid-19 é muito mais infecciosa e é possível notar isso observando a quantidade dos casos de gripe dos últimos 18 meses.

Grande parte das pessoas passaram a seguir os protocolos de prevenção da Covid-19 de maneira rigorosa, o que levou os casos de gripe à despencarem, mas os diagnósticos positivos da Covid continuaram a crescer.

O vírus da Covid-19 e gripe

Quando comparamos os vírus responsáveis pela Covid-19 e pela gripe podemos notar que ambos não são capazes de gerar sintomas em todas as pessoas. Cerca de 20% das pessoas diagnosticadas com o SARS-CoV-2 não apresentaram sintoma algum, por exemplo.

E com tantas diferenças, é possível voltar a questionar, a Covid-19 pode ser comparada à gripe? E a resposta é não, pois uma doença é muito mais grave que a outra e possuí consequências ainda desconhecidas.

E não há como comparar o controle para as duas doenças, já que se pensarmos que devemos nos proteger do novo coronavírus como nos protegemos de uma simples gripe estaremos colocando a saúde em risco.

No sentido da prevenção da Covid-19 no futuro próximo, faria até mais sentido pensarmos no norovírus, que também é infeccioso e possuí sintomas parecidos, porém, quando constatado em um diagnóstico é pedido que a pessoa seja afastada de suas atividades públicas, como, por exemplo, a escola.