Covid-19: EUA adiciona novos riscos a ficha técnica da vacina Janssen

Agência reguladora dos Estados Unidos acrescentou a informação que aponta que o imunizante pode aumentar o risco da síndrome de Guillain-Barré

Covid-19: FDA adiciona novos riscos a ficha técnica da vacina Janssen
Foto: Matheus Barros
Covid-19: FDA adiciona novos riscos a ficha técnica da vacina Janssen

A agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), acrescentou um novo risco ao folheto informativo da vacina Janssen contra a Covid-19, produzida pela Johnson & Johnson. A informação aponta que o imunizante pode aumentar o risco da síndrome de Guillain-Barré.

Apesar das novas informações, a FDA afirma que os benefícios trazidos pelo imunizante superam quaisquer riscos encontrados.

A síndrome de Guillain-Barré faz com que o sistema imunológico do paciente comece a atacar os nervos. Entre os sintomas mais comuns estão formigamento nas mãos e pés, fraquezas nos membros e até problemas de coordenação motora.

Em grande parte dos casos os pacientes se recuperam totalmente dos sintomas, são poucos os casos de danos permanentes causados aos nervos.

Você viu?

De acordo com o jornal The Washington Post, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças afirmaram que foram detectados 100 casos da síndrome entre as mais de 12,6 milhões de pessoas que foram imunizadas com a vacina Janssen.

Aparentemente, as pessoas que tomaram uma dose do imunizante da Johnson & Johnson podem ter de 3 a 5 vezes mais chances de desenvolver a síndrome de Guillain-Barré quando comparados com a população geral.

A vacina contra a Covid-19 não é a única que foi associada ao desenvolvimento do distúrbio nervoso. A vacina contra a gripe suína e gripe sazonal utilizadas nos Estados Unidos já apresentaram as mesmas características.

No entanto, a vacina contra a gripe suína parou de ser administrada no país em 1976. Enquanto especialistas apontaram que pessoas que contraíram a gripe sazonal possuem mais probabilidade de desenvolver a síndrome do que aqueles que foram imunizados.

Por ora, a FDA não aplicou nenhuma restrição a vacina Janssen da Johnson & Johnson, apenas acrescentou mais um alerta à ficha técnica do imunizante.