Covid-19: Argentina ultrapassa 100 mil mortes e decreta luto

O governo argentino decretou cinco dias de luto nacional pelas mais de 100 mil vidas perdidas no país

BBC/Getty Images A quarentena na Argentina já dura 5 meses
Foto: BBC/Getty Images
BBC/Getty Images A quarentena na Argentina já dura 5 meses


A Argentina ultrapassou a marca de 100 mil vidas perdidas para a Covid-19 na última quarta-feira (14). Em decreto publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do país, o governo determinou cinco dias de luto nacional em homenagem às vítimas.

"Uma dor imensa atravessa toda a sociedade por todas e cada uma das pessoas que foram vítimas fatais da pandemia", diz trecho do decreto assinado pelo presidente argentino, Alberto Fernández, e pelo chefe de Gabinete, Santiago Cafiero. "Cada uma dessas pessoas tinha um nome, uma vida, familiares, amigos, amigas e afetos", acrescenta o decreto.

O documento também pede a conscientização da população "sobre a necessidade de atender aos cuidados individuais e coletivos" e incentiva a continuar "avançando rapidamente com a maior campanha de vacinação da história do país".

Com a atualização, o país passa a ocupar a oitava posição no mundo em total de casos e a 11ª em mortes. Em casos e mortes por cada milhão de habitantes, os argentinos estão na 13ª posição.

Segundo informações da agência France-Presse, a bandeira nacional permanecerá içada a meio mastro nos edifícios públicos durante os dias de luto.