São Paulo: quais as vacinas contra a Covid-19 mais aplicadas no estado?

A AstraZeneca e a CoronaVac lideram, mas a Pfizer e Janssen chegaram à disputa mais recentemente.

AstraZeneca

De todas as quase 24 milhões de doses de vacina aplicadas no estado de São Paulo, quase 13 milhões são AstraZeneca.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A vacina da Fiocruz

O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e é produzido pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. Aplicada em duas doses, seu intervalo é, originalmente, de 12 semanas e sua tecnologia é conhecida como "vetor viral não replicante".

O Antagonista

CoronaVac

Apesar de ter sido a primeira aplicada no Brasil, hoje ela fica em segundo lugar no número de aplicações em SP, com 11 milhões doses.

André Biernath - Da BBC News Brasil em São Paulo

A vacina do Butantan

O imunizante é produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan, em São Paulo. A vacina deve ser aplicada em duas doses com intervalo de 28 dias entre as duas. A tecnologia utilizada pela CoronaVac é do vírus inativado.

Mariana Alvim - %40marianaalvim - Da BBC News Brasil em São Paulo

Pfizer

Apesar de ter sido ignorada pelo Governo Federal, ela enfim chegou ao Brasil e 2,8 milhões de doses já foram aplicadas no estado de São Paulo.

Tamires Ferreira

Vacina americana

Também aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias, o a vacina da Pfizer e da BioNTech contra a Covid-19 é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, e é a única no Brasil que pode ser administrada em menores de 18 anos.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Janssen

Última a chegar ao Brasil, a vacina já teve 1,3 milhão de doses aplicadas no estado de São Paulo.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Vacina de dose única

Aplicada em uma única dose, o imunizante da Janssen, a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, promete acelerar o ritmo de vacinação. Assim como a AstraZeneca, a vacina utiliza a tecnologia de vetores virais.

Divulgação/Secretaria Municipal da Saúde