EUA pode adotar máscara para vacinados a fim de frear avanço da variante Delta

Anthony Fauci, epidemiologista-chefe da Casa Branca, disse também que alguns americanos poderão precisar de uma dose de reforço

Anthony Fauci
Foto: Mariana Sanches - @mariana_sanches - Da BBC News Brasil em Washington
Anthony Fauci

 O epidemiologista-chefe da Casa Branca, Anthony Fauci , disse neste domingo que os EUA estão considerando revisar as recomendações de liberação do uso de máscaras  para americanos vacinados , e que algumas pessoas podem precisar de uma dose de reforço da vacina contra Covid-19 .

"É uma situação dinâmica, um trabalho em andamento, que evolui como em tantas outras áreas da pandemia", disse Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, referindo-se a estudos recentes que mostram que pode haver redução da imunidade em pessoas vacinadas. "Você tem que olhar os dados ."

Desde meados de maio, americanos totalmente imunizados contra Covid-19 não precisam usar máscaras ou manter regras de distanciamento social na maioria dos ambientes internos e externos no país. A recomendação, feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), visa incentivar pessoas que ainda não se vacinaram a comparecerem aos postos para garantir a imunização. 

O governo Biden tem lutado contra a desaceleração da vacinação no país. Seu objetivo inicial era chegar ao 4 de julho, dia em que se comemora a independência dos EUA, com ao menos 70% da população maior de 18 anos inoculada. Até este domingo, porém, a cifra não passava dos 68,7%, com uma média de cerca de 543 mil doses aplicadas por dia, depois de já ter atingido mais de 3 milhões de doses diárias em abril, segundo dados do Our World in Data.

Você viu?

Segundo Fauci, "as pessoas que são pacientes de transplante, quimioterapia, doenças autoimunes e que estão em regimes imunossupressores são aquelas que estarão entre as mais vulneráveis caso tenhamos uma terceira dose, o que provavelmente vai acontecer", disse o infectologista em entrevista à CNN.

Os comentários deste domingo também coincidem com o avanço da variante Delta, mais contagiosa. Encontrada pela primeira vez na Índia, a nova cepa está causando um aumento nas infecções nos EUA, com uma média móvel diária de 51 mil novos casos registrados. No início de julho, as contaminações chegaram ao patamar de pouco mais de 11 mil por dia.

Os aumentos mais acentuados nos casos de Covid-19 ocorrem em locais com as taxas de vacinação mais baixas. Flórida, Texas e Missouri respondem por 40% de todos os novos casos em todo o país, e cerca de um em cada cinco de todos os novos casos nos EUA ocorrem na Flórida, disse Jeffrey Zients, assessor da Casa Branca, na semana passada.

A Pfizer e a BioNTech disseram na sexta-feira que os EUA compraram 200 milhões de doses adicionais de sua vacina para ajudar na vacinação pediátrica, bem como para possíveis reforços.