Covid-19: UFRJ entra com pedido na Anvisa para realizar estudos sobre vacina

Agência deve analisar pedido em até 71 horas

UFRJ entra com pedido na Anvisa para realizar estudos sobre vacina
Foto: Reprodução: ACidade ON
UFRJ entra com pedido na Anvisa para realizar estudos sobre vacina


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pediu, na última sexta-feira, autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de estudos de fase 1 e 2 de sua vacina contra Covid-19, chamada S-UFRJvac. Caso os documentos necessários à avaliação estejam disponíveis, a análise é feita pela agência em até 72 horas após o protocolo do pedido.

Você viu?

"A análise considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos, que são realizados em laboratório e animais", diz a nota da Anvisa, divulgada nesta segunda-feira.

A agência informou ainda que antes da submissão já vinha realizando reuniões com os pesquisadores da UFRJ desde o ano passado. O encontro mais recente ocorreu em 24 de junho deste ano, quando os técnicos apresentaram a estratégia de desenvolvimento dos estudos em laboratórios e em animais. Na ocasião, no entanto, a UFRJ não enviou oficialmente documentos à Anvisa.

Atualmente, há quatro vacinas aprovadas para uso no Brasil: a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac; a vacina de Oxford, produzida pela Fiocruz em parceria com a Astrazeneca; a vacina da Pfizer; e a da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.