Variante Zeta: se vacinação não acelerar, nova cepa pode surgir nos EUA

Para evitar que novas variantes do novo coronavírus surjam nos Estados Unidos, Anthony Fauci afirma que cobertura vacinal deve aumentar no país

Se vacinação não acelerar, nova cepa da Covid-19 pode surgir
Foto: Reprodução/FreePic
Se vacinação não acelerar, nova cepa da Covid-19 pode surgir


Em entrevista à CNN, Anthony Fauci, principal cientista americano no combate à Covid-19, disse que, se poucas pessoas nos Estados Unidos aderirem à vacinação, uma nova variante pode surgir. "Todos nós que estamos protegidos contra delta podem não estar protegidos contra a Zeta", disse o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Caso a maioria da população venha a se vacinar, o vírus deve desaparecer nos Estados Unidos, afirma Fauci. Com a população parcialmente vacinada, infecções podem ocorrer no outono, sendo confundidas com a gripe do inverno e, na primavera, os casos aumentarão, disse o especialista ao USA Today, no domingo (8).

O mesmo acontecerá com o restante do mundo caso a cobertura vacinal seja insuficiente. Francis Collins, diretor do National Institutes of Health a George Stephanopoulos, disse à emissora ABC que um dia as vacinas existentes podem não funcionar contra as novas variantes, o que ainda não aconteceu. 

Para evitar que isso aconteça, "a melhor maneira é reduzir o número de infecções, é assim que as variantes acontecem", disse Collins. "Mais uma razão pela qual deveríamos estar fazendo todo o possível para reduzir a disseminação selvagem da Delta para que não tenhamos algo ainda mais perigoso", concluiu.