Astrazeneca: metade dos pontos de SP fica sem doses nesta sexta

No meio da tarde, metade dos pontos de imunização da cidade não tinham Astrazeneca para aplicação

Vacina AstraZeneca produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Foto: Reprodução: Agência Brasil
Vacina AstraZeneca produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A cidade de São Paulo enfrentou hoje escassez de doses de vacinapara segunda dose contra a Covid-19 em diversos pontos da cidade. Às 15h, 51%dos 553 pontos de vacinação da capital paulista não dispunham do imunizanteAstrazeneca para a segunda aplicação, segundo levantamento do O GLOBO.

Vale ressalatr que, à noite, o governo de São Paulo acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministério da Saúde pela falta de entrega de vacinas de outra fabricante, a Pfizer,  como parte do plano de imunização da poupulação em relação à Covid-19. A informação é da Folha de S. Paulo. 

Você viu?

Ao meio-dia, a situação era ainda mais grave e 88% dos locais de vacinaçãoda cidade estavam sem doses da Astrazeneca, segundo o G1. A situação dificultoua vida dos paulistas que buscavam completar o esquema vacinal com o imunizante.Das 11,9 milhões de doses aplicadas na cidade desde o início da campanha, 38,8%foram doses de Astrazeneca, sendo 3,3 milhões em primeira dose e 1,2 milhão emsegunda, segundo a Secretaria de Saúde da cidade.


Entre as 14h40 e 16h, dados da plataforma De Olho na Vacina indicavam que asituação começava a se normalizar, mas ainda faltava Astrazeneca em cerca demetade dos pontos da cidade, inclusive nos drive thrus, mega postos e postosvolantes. Em 77 deles (14%), a vacina CoronaVac não estava disponível para asegunda dose. Em 36 pontos (6,5%) também não era possível tomar a segunda doseda