Covid: Rio prevê mistura de vacinas a partir de setembro para maiores de 60 anos

Secretaria terá protocolo diferente do Ministério da Saúde, que prevê reforço para idosos com 70 anos ou mais

Covid: Rio prevê mistura de vacinas a partir de setembro para maiores de 60 anos
Foto: Agência Brasil
Covid: Rio prevê mistura de vacinas a partir de setembro para maiores de 60 anos

Depois de o Ministério da Saúde anunciar, nesta quarta-feira, que a aplicação da  terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos e imunossuprimidos começará em meados de setembro em todo o país, a Secretaria estadual de Saúde (SES) compartilhou novos detalhes do plano de reforço da imunização previsto no calendário único do Estado do Rio.

Diferentemente do  Ministério da Saúde, que prevê terceira dose para idosos com 70 anos ou mais, a SES informa que a nova aplicação será destinada a todos os fluminenses com 60 anos ou mais, além dos imunossuprimidos.

Além disso, a nova dose de reforço no estado será sempre heteróloga, ou seja, com vacinas diferentes. Quem tomou duas doses da vacina da Pfizer receberá uma terceira dose da vacina da Astrazeneca.

Quem foi imunizado com a vacina da Jansen ou da Astrazeneca deverá receber a da Pfizer. E quem tomou CoronaVac poderá receber, no reforço, as vacinas da Jansen, da AstraZeneca ou da Pfizer. 

A pasta informa ainda que a nova dose de reforço deverá ser iniciada no mês de setembro, priorizando idosos institucionalizados e pessoas com 90 anos ou mais, avançando gradativamente até chegar a 60 anos.

Ainda não há uma data para o início da aplicação, pois a SES “aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde quanto às recomendações da aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19”.