Após três meses, Ministério da Saúde nomeia novo responsável pelo PNI

Ricardo Queiroz Gurgel é pediatra e foi nomeado hoje e já se pronunciou contra o 'kit covid'

Foto: Schirlene Reis/Ascom/ UFS
Ricardo Gurgel é o novo coordenador do PNI

Após três meses sem um titular, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem um novo responsável. A nomeação do pediatra Ricardo Queiroz Gurgel foi publicada hoje no Diário Oficial da União, e assinada pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga .

Gurgel é professor de Pediatria da Universidade Federal do Sergipe (USF) e coordenador do programa de graduação em Ciências da Saúde, além de integrar o estudo de aprovação da vacina tetravalente contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan e estudar a utilização de vacinas em crianças.

Vago desde 7 de julho deste ano, o cargo era ocupado por Francieli Fontana, que pediu exoneração do cargo. Ela permaneceu no posto por dois anos, e em entrevista à Folha, afirmou que sua saída ocorria por dificuldades de alavancar a campanha da vacinação por dois fatores: falta de vacinas e falta de apoio nas ações de comunicação.

Em entrevista ao G1 logo após a nomeação, Gurgel falou sobre a administração do kit covid, composto por medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a doença.

“Existem evidências científicas que comprovam que eles não funcionam. Então, não é para usar. Pronto”, disse. Ele afirmou também que o PNI precisa ser resgatado, e prometeu atacar o problema da queda nos índices de vacinação no país.