Após picada de lacraia: Veja animais venenosos que vivem nas cidades

Não é só coisa do interior. Animais peçonhentos também vivem nas grandes cidades e podem ameaçar desavisados. Em São Vicente, Nataly Galdino foi picada por uma lacraia - animal não tem um veneno muito perigoso, mas sua picada causa mal estar. Veja uma lista de bichinhos que apesar de pequenos, podem causar grandes problemas.

Taturana

Algumas taturanas, parte da fase do ciclo de uma borboleta, podem causar problemas de saúde. As do gênero Lonomia são responsáveis por quase mil acidentes por ano no Brasil. Grande parte dos casos terminam bem, mas as cerdas pontiagudas do corpo da espécie pode ter consequências graves como síndrome hemorrágica e insuficiência renal. O contato acontece ao encostar em troncos ou em atividades de jardinagem.

Taturana

Abelhas

A picada da abelha, em si, não é tão nociva. Se o indivíduo for alérgico, porém, uma intervenção médica pode ser necessária. Se uma pessoa for picada por uma grande quantidade de abelhas, a reação grave, chamada de choque anafilático, pede tratamento imediato. Os sintomas variam entre irritação, náuseas, vômitos e dificuldade de respirar.

Pixabay

Aranha-marrom

Pequena e perigosa: essa é a aranha-marrom. Nos centros urbanos, as picadas costumam acontecer quando uma pessoa sem querer aperta seu corpo, como quando vamos calçar um sapato. Atenção às cascas de árvores, buracos, folhas secas e parte de trás de móveis, quadros e armários - tudo que pode ser um esconderijo para o animalzinho. A picada não é muito dolorosa, mas causa vermelhidão, queimação, inchaço, dor de cabeça e até necrose.

Pixabay

Aranha-armadeira

Um dos animais mais venenosos do mundo. Bem mais agressiva que a Marrom, a Armadeira parte para a briga e não espera passivamente suas vítimas. Ela pode saltar por até 40 cm para um ataque. O veneno é rápido e causa muita dor, febre, taquicardia, vertigem e vômitos, podendo levar à morte. Elas costumam se abrigar em troncos de árvores, bromélias e folhas de bananeiras. Dentro de casa, pode se esconder nos sapatos e atrás de móveis.

Reprodução/Instituto Butantan

Escorpião-amarelo

O Escorpião-amarelo é o mais venenoso das três espécies mais comuns no Brasil. Adaptado ao meio urbano, ele se esconde onde há lixo, entulho e madeira. Trabalhadores de lojas de construção devem ficar atentos. A picada pode causar náusea, inflamação, vômito, aumento da frequência cardíaca, dificuldade para respirar, sudorese e até queda de pressão e confusão mental.

Pixabay

O que fazer?

Se você for picado por um destes animais, procure imediatamente o serviço de saúde. Se possível, levar o animal que provocou a picada para a identificação e orientação correta sobre o tipo de medicamento que deve ser administrado.

Pixabay

Como evitar?

Manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de entulho, lixo doméstico e material de construção tanto nas casas quanto em terrenos próximos. Não por a mão em buracos sob pedras e troncos podres, e sempre usar calçados e luvas ao mexer em locais que podem abrigar os animais. Vedar frestas e soleiras ao anoitecer também é uma boa opção.

Pixabay