Registro da vacinação contra a Covid-19
Eduardo Lopes/ Fotos Públicas
Registro da vacinação contra a Covid-19

A cidade de São Paulo já alcançou 99,2% da população adulta com o esquema vacinal antiCovid completo, com as duas doses ou dose única.

Os dados divulgados no boletim Vacinômetro deste sábado (20) apresentam um total de 10.570.110 pessoas acima dos 18 anos de idade vacinadas com a primeira dose (D1), sendo que 9.113.315 delas concluíram o processo de imunização com a segunda dose (D2). Outras 328.125 pessoas receberam a dose única (DU) da vacina da Janssen. Em relação a dose adicional (DA), 1.130.279 doses foram aplicadas no público elegível. No total, o município já contabiliza 21.141.826 doses aplicadas.

Além disso, na cidade de São Paulo, 889.853 adolescentes de 12 a 17 anos, o que corresponde a 105,4% da população estimada para essa faixa etária, já receberam a primeira dose do imunizante. O município alcançou 33,9% dos adolescentes vacinados com a segunda dose, um total de 286.344 doses aplicadas.

A SMS aguarda 345.372 munícipes, acima de 18 anos, que deixaram de receber a segunda dose das vacinas antiCovid. O órgão conta com o compromisso e entendimento dos imunizados com a primeira dose, para buscarem junto aos serviços de saúde a segunda dose, e, assim, completar o seu esquema vacinal, para proteção pessoal e coletiva.

Para o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a cidade de São Paulo conseguiu avançar na aplicação da vacina contra a Covid-19 devido à capacidade técnica e ao compromisso dos profissionais de saúde para oferecer de maneira ágil a vacina à toda população que aderiu em todas as fases da campanha. "Ultrapassar o marco de 99% da população vacinada com a segunda dose no município é motivo de muita alegria. A administração municipal construiu uma rede de postos de vacinação e diferentes estratégias que serviram de modelo para vários municípios e estados do país, como por exemplo, os megapostos e drive-thrus que foram organizados com um padrão de segurança, principalmente, para facilitar o fluxo de atendimento contando com equipes fixas. Agora, o desafio é completar 100% dos cidadãos vacinados", afirmou o secretário.

Megavacinação

A SMS reforça a importância da campanha nacional de megavacinação contra a Covid-19, força-tarefa promovida pelo Ministério da Saúde (MS). Na capital, toda a rede de postos de vacinação esteve aberta para à população.
A ação do MS se estende até o dia 26 de novembro. No período, os postos de vacinação estarão preparados para intensificar a imunização dos brasileiros. A ideia é incentivar os cerca de 21 milhões de brasileiros, que ainda não retornaram para receber a segunda dose ou dose de reforço, a se vacinarem. A cidade de São Paulo aguarda 345.372 pessoas que que estão com a segunda dose em atraso.

A capital paulista participa da campanha com a aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses da vacina, além de busca ativa pelos faltosos. Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (D2) há pelo menos 5 meses estão aptos a tomar a dose adicional. A dose adicional deve ser feita preferencialmente com o imunizante Pfizer.
Somente neste sábado (20/11), até as 17h30, foram aplicadas 56.093 doses da vacina anti-Covid na capital, sendo 2.260 de primeira dose (D1), 33.285 de segunda dose (D2), 20.547 de doses adicionais (DA) e uma dose única (DU).

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que, mesmo com o avanço da vacinação e a queda no número de casos, óbitos e internações por Covid-19, é importante que todos os protocolos de biossegurança sejam respeitados, para garantir a saúde e a proteção de todos. É fundamental que as pessoas mantenham o distanciamento social, evitando aglomerações, usem máscaras e adotem medidas de higiene pessoal, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!