HIV e AIDS são a mesma coisa?
Não. O HIV é um vírus que afeta células específicas do sistema imunológico. Ele pode tornar o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças, e é isso que pode levar o indivíduo à ter AIDS.
1º de Dezembro marca o Dia Internacional da Luta contra AIDS. Para educar ainda mais sobre a doença, que nem de longe se apresenta hoje de forma letal como há 30 anos, quando se tornou uma questão mundial, preparamos um tira-dúvidas com as respostas para essas e outras perguntas. Confira!
Por iG Saúde | 30/11/2021
Não. O HIV é um vírus que afeta células específicas do sistema imunológico. Ele pode tornar o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças, e é isso que pode levar o indivíduo à ter AIDS.
Portanto, ter HIV não significa que a pessoa terá AIDS. A AIDS é um dos estágios do HIV, quando o individuo não recebeu tratamento nas fases de inatividade do vírus. Apesar de não ter cura, é possível se tratar, e aprender a conviver com a doença
O HIV é transmitido em relações sexuais sem uso de preservativos, compartilhamento de seringas, materiais perfurantes ou contaminados, ou durante a gravidez/parto quando as medidas de prevenção não são respeitadas.
Tanto homossexuais quanto heterossexuais podem se infectar. A orientação não tem distinção de orientação ou gênero, e não depende do ato sexual. Além do contato durante as relações, o compartilhamento de seringas também pode transmitir o vírus. Portanto, a regra é clara: use camisinha sempre, e não divida esse tipo de material.
O HIV só é detectável por meio do teste, disponível gratuitamente no Sistema Público de Saúde (SUS). Recomenda-se que as pessoas incluam o exame na sua rotina, testando periodicamente.
Sim, mas o ideal é não esperar por eles para saber se você tem o vírus. Muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma por 10 anos ou mais. Poucos dias após a infecção, o individuo pode (ou não) se sentir doente, com sintomas similares que podem se assimilar ao da gripe.
1 - Infecção aguda, quando o indivíduo é infectado. Nesta, ele produz uma grande quantidade células com o vírus, e tem uma chance muito maior de transmitir a doença; 2 - Fase assintomática ou de inatividade quando o vírus está ativo, mas se reproduz em níveis muito baixos. É possível que a pessoa não tenha sintomas oi fique doente;
3 - Aids, quando o sistema imunológico já está seriamente afetado pelas células com o vírus.
O tratamento para o HIV é através de um coquetel de medicamentos que fortalecem o sistema imunológico. Eles também impedem que o vírus se replique dentro das células, evitando a progressão para a Aids.