Covid-19: Cientistas revelam imagem de microscópio da variante Ômicron

Micrografia mostra dano celular e pequenas partículas virais pretas

Foto: Reprodução/ Universidade de Hong Kong
Cientistas de Hong Kong revelam imagem de microscópio da variante Ômicron

A Universidade de Hong Kong revelou nesta quarta-feira uma imagem da  variante Ômicron do coronavírus obtida com um microscópio eletrônico.

Os professores Malik Peiris, da Escola de Saúde Pública, e John Nicholls, do Departamento de Patologia, realizaram a micrografia de uma célula de rim de um macaco (Vero E6) após infecção com a Covid-19.

Num recorte menos ampliado, a imagem mostra dano celular com vesículas inchadas e pequenas partículas virais pretas. Na alta ampliação, os cientistas conseguiram detectar agregados de partículas virais com pontas em forma de coroa em sua superfície.

No início de novembro, pesquisadores do Departamento de Microbiologia da HKU conseguiram isolar a nova cepa de amostras clínicas, o que permite o desenvolvimento e produção de vacinas eficazes contra a Ômicron.

Mais transmissível

A variante Ômicron, detectada pela primeira vez no sul da África no mês passado, disparou alarmes em todo o mundo para outro surto de infecções, com mais de duas dezenas de países, do Japão aos Estados Unidos, relatando casos.

A cepa tem se mostrado mais transmissível e com maior possibilidade de reinfecção (pode afetar pessoas que já foram diagnosticadas com Covid-19 anteriormente). No entanto, ainda não há relatos de mortes ou doença grave, o que sugere que a nova variante seja adaptada para infectar e não matar os hospedeiros e isso é tudo que um vírus almeja, pois precisa do hospedeiro vivo para sobreviver. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há mais de 400 casos confirmados para a nova cepa em pelo menos 21 países.

Os sintomas são leves, marcados principalmente por cansaço, dores no corpo e garganta arranhando. Estudos buscam descobrir se a Ômicron é capaz de escapar da proteção conferida pelas vacinas criadas até agora contra a Covid-19. Há relatos de infectados pela nova cepa que já haviam tomado um dos imunizantes contra o vírus.