Governo de SP pede 'adoção imediata' do sanitário ao governo federal

Ofício pedindo que viajantes apresentem comprovante de vacinação ao desembarcar no país foi enviado hoje ao Ministério da Saúde

Foto: Divulgação: Governo de São Paulo
Comprovante de vacinação - SP

O Governo de São Paulo solicitou, em ofício enviado ao Ministério da Saúde, a "adoção imediata" do chamado passaporte da vacina , o documento que comprova que o viajante que desembarca no estado recebeu o imunizante contra covid-19.

O governador João Doria (PSDB) afirmou que a iniciativa foi "validada pelo Comitê de Saúde de São Paulo", e é "equivalente ao que está sendo adotado por outros países". "Essa é a forma correta de agir, prevenir e estabelecer procedimentos que a saúde recomenda, não que a ideologia ou vontade pessoal observa", disse, em uma clara referência ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Temos o maior porto da América Latina, em Santos, e o maior aeroporto da América do Sul, o Internacional de Guarulhos. São Paulo é a principal entrada de estrangeiros no país, recebendo mais de 1/3 dos voos internacionais que chegam ao Brasil", justificou.

"A medida foi recomendada pela Anvisa. Não há razão para o Governo Federal negar ou não avançar no passaporte vacinal. Exceto se por razão política ou ideológica", finalizou.

Ontem (7), o governo decidiu ignorar a recomendação da Anvisa para a exigência da comprovação de vacinação . O anúncio foi feito pelos ministros Marcelo Queiroga, da Saúde, e Ciro Nogueira, da Casa Civil. O advogad-geral da União, Bruno Bianco, também esteve presente na cerimônia.

Desse modo, o governo vai apenas impor a quarentena e manter a obrigatoriedade na apresentação de um teste negativo RT-PCR. O exame deve ser feito até 72 horas antes da viagem com destino ao Brasil, e estabelecer uma quarentena de cinco dias aos viajantes.

Vale lembrar que, embora as autoridades científicas reconheçam que as vacinas não impedem por completo a infecção, pesquisas demonstram que a imunização com as vacinas disponíveis reduz a probabilidade de desenvolver a Covid-19 na forma grave ou mesmo vir a óbito em decorrência da doença.