SP quer vacinar crianças de 5 a 11 anos com 1ª dose em três semanas

Estado, que aguarda envio dos imunizantes da Pfizer pelo Ministério da Saúde, anunciou que escolas estaduais poderão servir de postos de vacinação

SP quer vacinar crianças de 5 a 11 anos com 1ª dose em três semanas
Foto: Governo do Estado de São Paulo
SP quer vacinar crianças de 5 a 11 anos com 1ª dose em três semanas

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira que pretende vacinar crianças de 5 a 11 anos com a primeira da Pfizer em um período de três semanas. O início do calendário, no entanto, depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde.

O cronograma inclui a vacinação de uma média de 250 mil crianças por dia. No estado, a faixa etária soma 4,3 milhões de vidas, das quais 850 mil dizem respeito à população indígena e quilombola e também a pessoas portadoras de comorbidades e deficiências, que são prioridade no plano.

Para colocar o calendário em prática, o governo habilitou 5,2 mil postos de vacinação e consolidou uma parceria entre as secretarias da Saúde e Educação para imunizar o público nas escolas estaduais — até o momento, 268 estão cadastradas para servir de postos de vacinação, número que pode aumentar nos próximos dias.

Segundo o governo, São Paulo contabiliza 2,5 mil casos de internações graves de crianças. Destas, 93 morreram.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, o governador João Doria (PSDB) criticou a demora do governo federal e disse que também aguarda a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial da Coronavac em crianças de 5 a 11 anos, para qual o governo do estado já teria doses suficientes para iniciar imediatamente a imunização.

"Termos a vacina infantil contra a Covid-19 aprovada há quase um mês pela Anvisa e não termos a vacina é entristecedor e diria até revoltante", afirmou Doria. "Isso reflete o nível de indiferença do governo federal com referência à vida, à existência, à saúde e neste caso ainda mais revoltante por se tratar de crianças".

A aplicação da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Anvisa no dia 16 de dezembro. O governo, no entanto, resistiu a iniciar a imunização, alegando que não havia urgência.

Na terça-feira, a audiência pública realizada pelo Ministério da Saúde para discutir a imunização infantil à Covid-19, nesta terça-feira, foi marcada pela pressão do governo em favor da exigência de receita médica para a aplicação da vacina. Na outra ponta, porém, entidades de representação de secretários municipais e estaduais de saúde se posicionaram contra a necessidade de prescrição.