Covid-19: janeiro já teve mais testes positivos do que mês de dezembro

Abrafarma orienta que somente pacientes com sintomas da infecção pelo coronavírus procurem um estabelecimento do tipo para realizar testes rápidos

Testagem Covid-19
Foto: Ascom/SMS
Testagem Covid-19

Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e da plataforma online Clinicarx mostra que entre 3 e 9 de janeiro os testes positivos para  Covid-19 realizados em estabelecimentos do tipo atingiram 145,6 mil registros.

Trata-se de um número quase duas vezes maior do que o alcançado em novembro, que totalizou 50,2 mil testes positivos para o vírus. A semana de janeiro também superou os diagnósticos positivos em todo o mês de dezembro, que totalizou a identificação de 144,7 mil testes.

A entidade mostra que o total de atendimentos nos primeiros dias de janeiro chegou a 482 mil, uma procura 70% acima da semana anterior, no final de dezembro.

Por conta da altíssima demanda, a Abrafarma recomendou que apenas pacientes com sintomas de Covid-19 procurem uma farmácia para realização de teste rápido, mediante agendamento.

A recomendação está de acordo com o que sugeriu a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) que pediu aos laboratórios privados brasileiros que “cessem” a testagem de pacientes com poucos sintomas ou assintomáticos para a Covid-19 .

A justificativa para essa medida está na iminente falta de insumos para realização de testes RT-PCR, que identificam o material genético do vírus, e de testes de antígeno, que detectam proteínas ligadas ao coronavírus.