Rede estadual do Alto Tietê (SP) tem 26,5% de vagas de UTI disponíveis

Avanço da pandemia de Covid-19 segue sobrecarregando o sistema de saúde

Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba reporta aumento das ocupações de leitos
Foto: Divulgação/ Hospital Santa Marcelina
Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba reporta aumento das ocupações de leitos

A Rede estadual do Alto Tietê registra ocupação de 73,5% dos leitos de UTI devido ao aumento de casos de Covid na região, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde. Já a enfermaria, conta apenas com 24,9% de vagas disponíveis. Se os números continuarem aumentando, a disponibilidade estará ainda mais comprometida.

Migrando para o Santa Marcelina de Itaquaquecetuba , observa-se 10 leitos de UTI com 40% de ocupação e 20 de enfermaria com 80% de ocupação. Já no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, são 30 leitos de enfermaria com 73% de ocupação, e dois leitos de UTI ocupados. É possível que o local sirva de opção para a realocação de pacientes de outros pontos da cidade.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde , os serviços do SUS seguem dedicados a garantir assistência adequada e oportuna a todos. A entidade afirma que sempre deve ser levado em consideração que a quantidade de leitos ocupados varia no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, por exemplo.