Pressão alta: EUA autorizam suplemento de magnésio para tratamento

Mineral pode agir como um bloqueador natural dos canais de cálcio, ajudando na vasodilatação das artérias

Mineral pode ser adquirido por meio de suplementação
Foto: Reprodução/Pixabay - 19.04.2022
Mineral pode ser adquirido por meio de suplementação

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, órgão equivalente à Anvisa no Brasil, aprovou as alegações de que o uso de magnésio pode contribuir para a redução da pressão alta (hipertensão) . Isso significa que fabricantes de suplementos de magnésio ou de produtos ricos e no mineral poderão descrever a relação nas embalagens.

A autorização foi uma resposta à petição apresentada pelo The Center for Magnesium Education and Research. A alegação de saúde dada pela FDA, em que fornece informações aos consumidores sobre as vantagens nutricionais e os benefícios à saúde de determinados alimentos ou nutrientes, afirma que há evidências que apoiam a relação do consumo do magnésio com a redução do risco de hipertensão, mas não há unanimidade entre as pesquisas.

O magnésio pode diminuir a pressão arterial agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio. Essa função favorece a vasodilatação, diminuindo a pressão dentro das artérias. Isso ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Remédios com compostos bloqueadores dos canais de cálcio são frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial. 

A nutricionista Priscilla Primi explica que o maior problema é a deficiência de magnésio. A ausência do nutriente aumenta a contração muscular, incluindo a do músculo cardíaco, provocando a hipertensão. 

Mas, segundo a especialista, a suplementação não deve ser feita por conta própria, até porque o excesso do mineral pode sobrecarregar o sistema renal.  

"É preciso investigar o consumo do magnésio e se existe uma situação específica que esteja diminuindo a sua disponibilidade, como o uso de alguns medicamentos. Então, antes do indivíduo ir até a farmácia ou à loja de suplementos, precisa fazer exames para avaliar a concentração desse nutriente, investigar se há problema na absorção, se a pessoa está perdendo e se está fazendo a ingestão correta" explica. 

O magnésio está presente em verduras verde escuro, como espinafre e couve, leguminosas, como feijão, ervilha e grão de bico, e nos grãos, como arroz integral, aveia, amendoim, amêndoa. 

Primi alerta que há outros fatores que atuam sobre a hipertensão como consumo de sal, predisposição genética ou dieta rica em gordura e açúcar, por exemplo

Inconclusivas 

Estudos atuais mostram alguns efeitos positivos de comer alimentos com mais magnésio ou tomar suplementos de magnésio para baixar a pressão arterial, enquanto outros estudos não mostram nenhum benefício.  

A FDA pede uma linguagem específica que deve ser usada em embalagens de alimentos que queriam relacionar o consumo de magnésio com a redução do risco de hipertensão, reforçando que as evidências científicas são “inconsistentes e inconclusivas”: 

“Algumas evidências científicas sugerem que dietas com magnésio adequado podem reduzir o risco de pressão alta (hipertensão), uma condição associada a muitos fatores. A FDA concluiu que as evidências científicas que sustentam essa alegação são inconsistentes e não conclusivas”, diz um dos alertas recomendados.