Laboratório suíço cria novo teste para detecção da varíola dos macacos

Roche desenvolveu três kits de PCR que estão disponíveis para uso em pesquisa na maior parte do mundo

Vírus da varíola dos macacos
Foto: Reprodução/Science Photo Library 25.5.2022
Vírus da varíola dos macacos

A farmacêutica suíça Roche anunciou o desenvolvimento de testes de PCR para diagnóstico da varíola dos macacos (monkeypox), à medida que a doença se espalha para um número cada vez maior de países.

A Roche e sua subsidiária TIB Molbiol desenvolveram três kits de teste para serem usados por pesquisadores. Eles já estão disponíveis na maior parte do mundo, de acordo com a empresa.

O primeiro kit detecta vírus do grupo ortopoxvírus em geral, incluindo as duas cepas causadoras da da varíola dos macacos. O segundo detecta apenas os vírus da varíola dos macacos, enquanto o terceiro detecta simultaneamente os ortopoxvírus e fornece informações sobre a presença ou não de um vírus da varíola dos macacos (cepa da África Ocidental e da África Central).

As ferramentas de diagnóstico são cruciais para responder e controlar os desafios emergentes de saúde pública à medida que avançam nas medidas de resposta, como esforços de rastreamento e estratégias de tratamento”, disse Thomas Schinecker, chefe de diagnóstico da empresa, em comunicado.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS afirmou que um teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) é o "teste laboratorial preferido, devido à sua precisão e sensibilidade". A organização recomenda que as amostras sejam de lesões de pele e crostas secas, pois PCR com amostras de sangue geralmente são inconclusivos.

Ainda de acordo com a entidade, métodos de detecção de antígenos e anticorpos, como aqueles utilizados para o novo coronavírus, não distinguem entre os ortopoxvírus.

Até o último domingo, mais de 250 casos confirmados e suspeitos da doença foram relatados à agência de saúde, em 16 países fora da África Ocidental e Central, onde a doença é endêmica.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.