OMS alerta que 40 milhões de crianças estão ameaçadas pelo sarampo

Especialistas apontam que baixa cobertura vacinal relacionada à doença tem como um dos fatores a pandemia da Covid-19

OMS alerta para baixa cobertura vacinal contra o sarampo
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
OMS alerta para baixa cobertura vacinal contra o sarampo


Um relatório elaborado em em conjunto pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doença) alerta  para a baixa cobertura vacinal relacionada ao sarampo no último ano. 

O documento revela que, em 2021, cerca de 40 milhões de crianças perderam ao menos uma dose da vacina contra a doença. As instituições ressaltam que esse declínio faz com que milhões de crianças fiquem suscetíveis à infecção.

O relatório mostra ainda que no ano passado houve cerca de 9 milhões de casos e 128.000 mortes por sarampo em todo o mundo, e que vinte e dois países tiveram surtos "grandes e perturbadores".


Além da baixa cobertura vacinal, um outro fator que pode ter contribuído para o alto número de óbitos relacionados à doença foram as interrupções e atrasos contínuos na imunização devido à Covid-19 .

“O paradoxo da pandemia é que, enquanto as vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas em tempo recorde e implantadas na maior campanha de vacinação da história, os programas de imunização de rotina foram seriamente interrompidos e milhões de crianças perderam as vacinas que salvam vidas contra doenças mortais, como o sarampo”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em comunicado.

O sarampo é um dos vírus mais contagiosos, e pode se espalhar rapidamente para várias regiões dentro de um país e além das fronteiras internacionais. É necessária uma cobertura de 95% ou mais de 2 doses de vacina contra a doenaça para criar imunidade coletiva a fim de proteger as comunidades.

O relatório da OMS e do CDC aponta que 81% das crianças receberam a primeira dose de vacina contra o sarampo, enquanto apenas 71% tiveram a segunda dose aplicada. Estas são as taxas de cobertura global mais baixas em relação à aplicação da primeira dose desde 2008.

“O número recorde de crianças sub-imunizadas e suscetíveis ao sarampo mostra os profundos danos que os sistemas de imunização sofreram durante a pandemia de Covid-19”, destaca Rochelle P. Walensky, diretora do CDC. 

De acordo com Walensky, as autoridades de saúde podem usar os recentes surtos de sarampo para identificar comunidades que estejam correndo riscos e, a partir disso, fornecer "soluções adaptadas localmente" para garantir disponibilidade de vacinas para todos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.