Anvisa retira do mercado outras marcas de pomadas de cabelo

Veja as novas marcas recolhidas das prateleiras pela agência por suspeita de conter substância que causa irritação nos olhos

Anvisa amplia lista para retirar pomadas de cabelo do mercado
Foto: Agência Brasil
Anvisa amplia lista para retirar pomadas de cabelo do mercado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversas outras marcas de pomadas modeladoras devido a presença de "substância conservante não permitida"  nesses produtos.

Mais de 20 fabricantes foram atingidos pela medida de recolhimento, suspensão e cancelamento de autorização da fabricação.

Anvisa havia recolhido lotes de apenas algumas empresas, no entanto, com o aumento dos casos de intoxicação, na última sexta-feira (10), a agência estendeu a proibição da venda a todos os lotes de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

Isso representa um total de 3.154 marcas de cosméticos presentes lista de produtos da Anvisa . A agência ainda investiga as causas da correlação desses produtos com os casos de intoxicação ocular.

Como a origem do problema ainda está em investigação , a Anvisa informou que o nome da substância que tem causado queimaduras oculares e até cegueira temporária não pode ser divulgado. 

Saiba quais são as novas marcas recolhidas das prateleiras:

1. Empresa: VIVER INDUSTRIA E COMERCIO DE COSMETICOS LTDA - ME - CNPJ: 32491629000178 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

2. Empresa: BINNO - INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA - ME - CNPJ: 53854550000134 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

3. Empresa: ALMEIDA INDUSTRIA E COMERCIO DE COSMETICOS LTDA - CNPJ: 12075402000134 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

4. Empresa: SL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA - CNPJ: 05.025.204/0001-09 - Motivo: relatos de eventos adversos graves relacionados a intoxicação ocular, liberação de lotes sem os estudos microbiológicos, não apresentação de estudos de estabilidade e ausência de informações sobre a concentração segura de ingrediente da formulação.

5. Empresa: NEW CONCEPT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS LTDA - CNPJ: 23759374000190 - Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

Anvisa determinou também a apreensão de produtos da empresa NOELMA SIMARA RIBEIRO GAMA (CNPJ: 07.308.873/0001-05) ao considerar que a empresa está estabelecida em local não autorizado, além de não apresentar licenciamento sanitário.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.