OMS retira Mpox do grupo de Emergência de Saúde Pública

No dia 5 de maio, a entidade também retirou a Covid-19 do grupo de Emergência de Saúde Pública

Varíola dos Macacos
Foto: Divulgação - 17.08.2022
Varíola dos Macacos

A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) anunciou nesta quinta-feira (11) que a varíola dos macacos , a Mpox, deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). 

No dia 5 de maio, a entidade também retirou a Covid-19 do grupo de Emergência de Saúde Pública .

Segundo os dados da OMS, foram confirmados mais de 87 mil casos de Mpox no mundo todo desde janeiro de 2022. O número total de mortes foi 140 desde então.

No Brasil, até 30 de dezembro de 2022, foram confirmados 10.511 casos de Mpox em todos os estados, apresentando declínio desde setembro. A época de mais casos positivos foi entre 17 de julho e 20 de agosto.

Com isso, a vacinação contra a doença foi iniciada no Brasil em março deste ano. O imunizante foi recomendado apenas para pessoas vivendo com HIV/aids, profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus e quem teve contato direto com fluidos e secreções de pessoas suspeitas de estarem com o vírus.

A vacina foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em agosto de 2022. A empresa que fabrica o imunizante utilizado no Brasil é a Bavarian Nordic A/S..


Nomenclatura

Em novembro do ano passado, a OMS decidiu mudar o nome da varíola do macacos, monkeypox em inglês , para Mpox.

Segundo a organização, o termo Mpox pode ser usado em todas as línguas.

“Quando o surto de varíola símia se expandiu no início deste ano, linguagem racista e estigmatizante online, em outros ambientes e em algumas comunidades foi observada e relatada à OMS. Em várias reuniões, públicas e privadas, vários indivíduos e países levantaram preocupações e pediram à OMS que propusesse uma maneira de mudar o nome”, afirma a organização, em comunicado.