O que é insolação? Saiba como lidar com a onda de calor extremo

Apesar das altas temperaturas já registradas ao redor do país nos últimos dias, pico de calor deve vir mesmo é no final de semana; saiba como proteger sua saúde

Foto: Montagem iG
Ano de 2023 bateu recordes de altas temperaturas causadas por El Niño junto às Mudanças Climáticas

Com o pico de calor que deve chegar ao Brasil neste final de semana, é inevitável que muitas pessoas queiram aproveitar o "verão fora de época" em praias, parques e piscinas. No entanto, a exposição exagerada ao sol e às altas temperaturas pode causar problemas sérios à saúde. Um deles é a insolação.

Insolação

A insolação é uma emergência médica que leva à morte rápida em 10% a 50% dos casos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Essa situação de emergência médica é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. A insolação acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, causando uma falha no mecanismo de transpiração, fazendo com que o corpo perca a capacidade de se resfriar de forma natural.

Quem está mais propenso a sofrer com insolação

As pessoas mais suscetíveis a doenças relacionadas ao calor são aquelas com 65 anos ou mais, bebês e crianças pequenas, gestantes e mães que amamentam

Pessoas com dificuldades de comunicação, locomoção ou que ficam acamadas também estão em alto risco (pois dependem de outras pessoas se hidratar e tomar banho), assim como os idosos que vivem sozinhos.

A exposição ao calor extremo tem efeitos particularmente adversos em pessoas com doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, respiratórias ou renais, diabetes e obesidade, bem como em pessoas com transtornos mentais. 

Trabalhadores expostos ao sol devem redobrar os cuidados

Pessoas que trabalham ao ar livre também enfrentam alto risco, especialmente se estiverem trabalhando sob luz solar direta.

É imprescindível que a equipe de gestão dos prestadores de serviço entendam os riscos da exposição direta ao sol e criem planos de descanso, coberturas contra o sol, fornecimento de protetor solar e recursos para que as equipes que atuam com atividades laborais físicas se mantenham hidratadas e bem alimentadas.

Como evitar a insolação e outros problemas de saúde relacionados ao calor

Evite o consumo de álcool e drogas
Nos finais de semana,  muitas pessoas têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas nas piscinas, parques e praias ao redor do país. Fique atento ao exagero para que se evite problemas mais graves atenuados pelo excesso de calor.

O uso excessivo de drogas ou álcool aumenta o risco de doenças relacionadas ao calor, pois as drogas afetam a termorregulação e o álcool atua como diurético (causando aumento da micção).

Medicamentos, incluindo remédios para pressão arterial e do coração (betabloqueadores), diuréticos, antidepressivos, antipsicóticos e anticonvulsivantes (medicamentos para convulsões) e antihistamínicos (medicamentos para alergias) também podem afetar a forma como o corpo reage ao calor.

Atenção com ambientes com pouca circulação de ar

O local onde você mora ou trabalha também pode desempenhar um papel no grau de risco que o calor representa à saúde. Pessoas que vivem em prédios de vários andares e casas sem sombreamento externo, como persianas ou toldos, são as mais propensas a serem afetadas pelo calor.

O acesso ao ar-condicionado é claramente um protetor a mais durante o calor extremo. Isso pode ser em casa ou indo para um local com ar-condicionado, como cinema, shopping center, centro comunitário ou biblioteca.

Outras dicas para cuidar da saúde durante a onda de calor

  • Jamais esqueça do protetor solar (o uso é indicado diariamente, tanto em dias quentes como frios
  • Mantenha-se hidratado - beba muitos líquidos, mesmo que não esteja com sede; tomando pequenas quantidades com frequência;
  • Não beba álcool e limite o chá e o café, pois eles são levemente diuréticos;
  • Evite o sol, especialmente durante a parte mais quente do dia, e faça qualquer trabalho externo essencial de manhã cedo, quando estiver mais fresco;
  • Use seu ar-condicionado ou ventiladores. Resfriar um cômodo é mais fácil e barato do que resfriar a casa toda;
  • Resfrie seu quarto duas ou três horas antes de dormir e abra as janelas para ventilação à noite, quando estiver mais fresco.