O Distrito Federal é o local com a maior taxa de incidência de dengue e número de mortes pela doença no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
A unidade da federação tem 2.938 casos prováveis por 100 mil habitantes, além de 35 mortes confirmadas. O governo local, porém, contabiliza 38 mortes e afirma que outras 72 estão em investigação.
No início deste mês, a Força Aérea Brasileira (FAB) montou um hospital de campanha no DF para fazer lidar com a crise sanitária. O órgão afirma que realizou mais de 20 mil procedimentos no local, como atendimentos médicos, exames e transferência de pacientes para tratamento em hospitais.
Contexto nacional
Atrás do DF, o Paraná é o segundo estado do país com mais mortes confirmadas pela dengue, sendo 26, conforme dados do Ministério. Minas Gerais tem a segunda maior incidência da doença, com 1.309 casos prováveis por 100 mil habitantes.
Até o momento, sete estados brasileiros decretaram estado de emergência por conta da alta taxa de transmissão da doença.
O Ministério autorizou repasse de até R$ 1,5 bilhão para estados e municípios ampliarem o atendimento para pacientes com a doença.
A pasta também comprou 5,2 milhões de doses da vacina contra a dengue. Os imunizantes começaram a ser entregues ainda em fevereiro aos municípios, que estão iniciando as campanhas de vacinação. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos são o público-alvo inicial.
No começo de fevereiro, a ministra Nísia Trindade disse, em pronunciamento nacional, que a situação de emergência exige mobilização que inclui estados e municípios. "Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência devido ao grande aumento dos casos de dengue", afirmou. "Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue."