A creatina tem virado a queridinha dos amantes de academia ou exercícios físicos. O suplemento ajuda no aprimoramento do desempenho em exercícios e nas adaptações ao treinamento. Mas será que é todo mundo que pode tomar ou existe alguma restrição?
O nutricionista esportivo, estético e clínico, Elias Bacarin , explica que a creatina não tem nenhuma contraindicação, mas que é mais efetiva em pessoas que praticam esportes intermitentes, como corridas de explosão e natação de curta distância.
“A creatina é capaz de aumentar as concentrações intramusculares – dentro do músculo – de creatina, melhorando o desempenho dos exercícios e adaptações ao treinamento também. Dentro dos estudos publicados, percebeu-se que o suplemento deve ajudar, pelo menos com maior efetividade, aqueles que praticam esportes de maneira intermitente, mas também, corridas de explosão e natação, realizadas em curta distância”, explica o nutricionista.
O que é a creatina?
A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e é formada por três aminoácidos: glicina, metionina e arginina.
Segundo o Hospital Albert Einstein, a creatina também pode ser encontrada em alguns alimentos, especialmente em peixes e carnes. No entanto, as pessoas que praticam atividade física ou atletas preferem suplementar a alimentação para consumir a substância de forma mais concentrada.
O armazenamento da creatina ocorre, principalmente, nas fibras musculares, e uma parte menor vai para o cérebro.
O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias !
A suplementação de creatina normalmente demora cerca de uma a três semanas para começar a fazer efeito. Os resultados começam a acontecer por causa do estoque de creatina no organismo.
O ganho de massa muscular é um dos benefícios que aparecem no prazo de seis a oito semanas. É importante ressaltar que os resultados dependem das diferenças de cada pessoa, dos exercícios físicos e da rotina.
O acompanhamento de um profissional de nutrição e um sono de qualidade são algumas “ferramentas” que ajudam a alcançar os resultados desejados.
Creatina para idosos
A fama da creatina também está crescendo entre os idosos. Bacarin ressalta que algumas pesquisas sugerem que o suplemento pode ajudar a retardar a perda de massa, força e funcionalidade do músculo.
“Existe um crescente corpo de evidências que o uso da cretina pode ajudar o idoso. Isso porque a pessoa com mais idade tem maior risco de sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular, junto a força e funcionalidade. Esses tópicos, aumentam o risco de quedas, fraturas e até o aumento do risco de mortalidade. A creatina pode, junto com melhoramento do índice anabólico com o treino de força, ajudar a diminuir esses riscos”, ressalta Bacarin.
O nutricionista esportivo ainda avisa que “é importante ressaltar que esse efeito só é visto quando existe o exercício associado ao uso de cretina”.
Como consumir creatina
A creatina tem um sabor neutro, que permite que seja consumida com água, mas muitas pessoas optam por misturá-la em iogurtes ou shakes, de acordo com preferências pessoais.
“Não existem problemas na utilização da creatina com outros produtos. Nesse ponto, vai do que é confortável para cada um. No entanto, a creatina deve ser ingerida todos os dias, principalmente em dias de descanso do exercício”, explica o nutricionista.
Especialistas recomendam que as pessoas fiquem atentas à procedência do produto. Bacarin ressalta que é importante adquirir creatina de marcas, sites e estabelecimentos confiáveis.
“A creatina mono-hidratada é a que mais é estudada e indicada, por ser altamente disponível e eficiente. O consumidor pode optar por marcas que já tem alguns anos neste ramo de atuação, uma vez que a marca tem o seu nome a zelar e construiu sua consolidação através da venda de produtos que trouxeram resultados e foram testados ao longo dos anos”, ressalta.
O nutricionista comenta que, apesar de trazer uma série de benefícios, a creatina não faz milagres.
“A creatina é um dos suplementos mais estudados, mas ainda assim, é incapaz de fornecer qualquer tipo de milagre em relação aos resultados. Os ganhos de uma academia, por exemplo, são construídos através de uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos constantes e uma boa qualidade de descanso, incluindo o sono”, completa Bacarin.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .