Cortar comprimido ao meio equivale a tomar meia dose? Resposta pode surpreender

Você alguma vez cortou o comprimido no meio para tomar apenas metade da dose? Pois isso pode ser ruim para você

Pode cortar remédio no meio para tomar meia dose?
Foto: FreePik
Pode cortar remédio no meio para tomar meia dose?


Não é incomum que, para ajustar a dosagem de algum remédio , as pessoas cortem o comprimido no meio para tomar meia dose. Mas especialistas indicam que nem sempre essa é uma boa ideia , e você pode estar diminuindo os efeitos do medicamento. 

A primeira coisa a notar é: cada comprimido é um, e ler a bula na hora de tomar um medicamento é extremamente importante. Apenas assim você consegue entender características e funções do remédio. Conversar com o farmacêutico é, também, sempre uma boa ideia. 

Mas e comprimidos que “vêm divididos”?

Não é incomum ver comprimidos que possuem uma linha ao meio. Esta pode dar impressão de servir para dividir - mas não é sempre o caso! É importante tentar diferenciar uma linha puramente estética de um sulco, um “corte” mais profundo que serve justamente para dividir a pílula. 

“Comprimidos que não possuem sulco, em hipótese alguma, devem ser partidos, pois não há evidências sobre a segurança e a eficácia de sua administração, podendo haver diferentes concentrações de substâncias em cada lado. A linha no comprimido é apenas um detalhe estético e, nesses casos, conforme determinado pela resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2003, a restrição deve constar na bula do medicamento”, ensinou a farmacêutica da Prati- Donaduzzi, Amabili Leal Pieracio .

Posso cortar antes de tomar?

Uma grande questão é: se não é seguro dividir o comprimido, por que alguns são marcados no meio? E por que se vendem cortadores de comprimidos em farmácia? 

Pieracio comentou que esses aparelhos, na maioria das vezes, servem para dividir o comprimido apenas para facilitar a ingestão. Assim, a pessoa ainda toma toda a quantidade, mas separada.

Porém, essas lâminas podem esfarelar o comprimido, e resquícios não ingeridos podem resultar em uma dose menor do que a indicada. Sempre que possível, tome-o inteiro ou imediatamente após a divisão. 

Posso abrir o remédio para misturar com água ou comida?

Algumas pessoas preferem abrir cápsulas de encaixe para misturar com água ou comida. Porém, isso é um erro e pode resultar em problemas:

“Abrir cápsulas ou fracionar comprimidos pode resultar em dosagens subterapêuticas ou até em sobredosagens, comprometendo o tratamento e potencialmente levando à progressão da doença.”

Como saber se posso dividir ou misturar comprimido?

Para saber se o medicamento pode ser dividido para se obter metade da dosagem, a recomendação é simples: leia a bula e converse com o farmacêutico. Isso garantirá as orientações corretas.

Fora isso, é importante saber como fazer. O medicamento com sulco, o único que pode ser dividido, é facilmente partido com uso das mãos e uma superfície plana. Certifique-se que o local está limpo, apoie o comprimido e pressione com os dedos em casa uma das extremidades. Ele se partirá facilmente.  

“É importante ressaltar que, quando o comprimido for sulcado, a outra metade que não foi ingerida deve ser armazenada em sua embalagem original, pois estas são especialmente desenvolvidas para manter as propriedades físicas, químicas e os efeitos terapêuticos do produto, desde sua produção até sua utilização”, finalizou Amabili Leal Pieracio

Mas, em todos os formatos, o ideal é comprar a dosagem correta de cada medicamento prescrito para o paciente.