Período chuvoso: a água da chuva é potável? Como reaproveitar

Infectologista e clínico geral explicam ao iG sobre os riscos por trás da ingestão

A água da chuva pode ser reaproveitada, mas não para consumo
Foto: Reprodução/via Calha Rápida
A água da chuva pode ser reaproveitada, mas não para consumo

Uma dúvida comum na população, principalmente durante os meses de novembro e dezembro, em que as precipitações se tornam mais constantes, é se a água da chuva é potável. O P ortal iG conversou com especialistas que explicaram os riscos nesse tipo de consumo.

Confira:  Sudeste tem novos riscos de temporais nesta semana; veja previsão

Entre os especialistas, a resposta é clara: a água da chuva não é própria para consumo humano. Ela pode estar contaminada pelo ambiente, através da poluição do ar, e conter componentes químicos, além de germes microbiológicos.

Água da chuva é imprópria

O infectologista José Cerbino Neto, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e consultor do Richet Vacina/Instituto D’Or (IDOR), afirmou ao iG que diversos estudos já demonstram que a  água da chuva não deve ser ingerida. Ele explica que a água não atende aos critérios de pureza recomendados ao consumo humano.

"Até na Antártica, que é uma área não habitada, essa água não é considerada segura para o consumo. Ela tem contaminantes ambientais, contaminantes químicos e pode conter também contaminantes de germens microbiológicos" , destaca.

O clínico geral e intensivista Luís Fernando Correia, diretor médico do Hospital de Reabilitação Valsa Saúde, explicou em entrevista ao Portal iG que a água da chuva pode ser contaminada pela poluição do ar , que contém elementos químicos e partículas em suspensão.

Segundo o especialista, a água também pode ser contaminada durante a coleta, já que calhas e telhados podem acumular substâncias químicas e sujeira, como fezes de pássaros. Depois da coleta, as cisternas precisam de manutenção e tratamento.

Como tornar a água da chuva potável?

O processo para tornar a água da chuva própria para consumo pode ser custoso
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O processo para tornar a água da chuva própria para consumo pode ser custoso


Para se tornar potável, a água da chuva deve passar por filtragem e fervura em sistemas caseiros, ou por tratamento químico em processos industriais.

O infectologista Dr. Cerbino observa que somente ferver a água não é suficiente, precisando passar por uma filtração para a remoção de partículas de outros contaminantes.

"O tratamento dessa água deve ser realizado primeiro com a filtração, seguida da fervura por 5 minutos ou da adição de 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água" , explica ao iG .

Riscos do consumo da água não tratada

Consumir a água da chuva de forma direta pode acarretar em problemas de saúde que incluem contaminação por metais. Segundo o Dr. Correia, quando a água passa por telhados e calhas, ela também pode provocar infecções por microrganismos ou parasitas carregados durante esse percurso.

"Se a água for guardada em cisterna não adequadamente limpa, o cenário pode levar a infecções por bactérias, vírus e parasitas. Caso a água não seja filtrada e tratada todos, esses riscos se somam" , alerta o clínico geral.


Como utilizar a água da chuva?

As águas que vêm das precipitações podem ser reaproveitadas de forma segura em outras atividades, como na limpeza urbana e atividades de irrigação.

Para economizar água e manter uma vida mais sustentável, os cidadãos podem armazenar água de chuva para irrigação de plantas, limpezas de jardim e de casas. Qualquer tipo de consumo não é recomendado pelos especialistas.