
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (25), em Brasília a compra de vacinas contra o vírus sincicial respiratório (VSR) e o cronograma de distribuição aos estados.
Com isso, o imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, com o objetivo de prevenir formas graves de infecções associadas ao VSR em crianças menores de 6 meses.
O que é o vírus sincicial respiratório (VSR)?
Segundo o Ministério da Saúde, o vírus sincicial respiratório (VSR) é um agente infeccioso que ataca os pulmões e as vias respiratórias.
Ele é um vírus muito comum em bebês e crianças menores de dois anos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.
O VRS se espalha com certa facilidade, sendo transmitido de uma pessoa para outra ao tossir ou espirrar, ou tocando superfícies e objetos contaminados.
Embora a maioria dos casos apresente sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado, o vírus pode evoluir para quadros mais graves, com necessidade de hospitalização e suporte respiratório. Além disso, a infecção está associada ao desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas, como a asma.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o vírus sincicial respiratório pode ser responsável por até 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias durante certas épocas do ano.
Cerca de 10% das crianças contraem pela primeira vez o VSR precisam ser hospitalizadas, e metade delas são encaminhadas para a UTI. O risco é maior em bebês com até cinco meses de idade.