
Autoridades de saúde do Reino Unido identificaram uma nova variante de Mpox após um paciente que havia viajado recentemente para a Ásia testar positivo para o vírus.
O sequenciamento genômico revelou que se trata de uma variante recombinante, formada pela mistura de dois tipos do vírus atualmente em circulação: o clado 1, considerado mais grave, e o clado 2, associado a quadros menos severos e responsável pelo surto global registrado em 2022.
A Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido (UKHSA) informou nesta segunda-feira que continua “avaliando a importância da variante” e reforçou a orientação para que pessoas elegíveis procurem a vacinação, mesmo com a maioria dos casos apresentando evolução leve.
Evolução do vírus está sob monitoramento
Em entrevista ao The Guardian, a chefe de infecções sexualmente transmissíveis da UKHSA, Dra. Katy Sinka, afirmou que o surgimento da nova variante já era esperado.
“É normal que vírus evoluam, e análises mais aprofundadas nos ajudarão a entender melhor como o mpox está mudando”, disse.
O que é a Mpox

A Mpox é uma infecção viral semelhante à varíola. A transmissão ocorre principalmente por contato físico próximo com lesões na pele, bolhas ou crostas, além do contato com objetos contaminados, como roupas, toalhas e roupas de cama.
Também pode ser transmitida por secreções respiratórias, tosse e espirros, além do contato com animais infectados, como ratos, camundongos e esquilos.
Os sintomas podem levar até três semanas para se manifestar e incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e, geralmente, uma erupção na pele que surge poucos dias após os primeiros sinais.
Emergência em saúde pública e números globais
Durante o grande surto de Mpox em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência em saúde pública por um ano. Um novo estado de emergência foi decretado em 2024, quando outra epidemia atingiu principalmente a República Democrática do Congo. Esse estado de emergência foi encerrado oficialmente em setembro deste ano.
Dados da OMS referentes a 2025, até o fim de outubro, apontam quase 48 mil casos confirmados de Mpox em todo o mundo, com 201 mortes registradas em 94 países.