Tamanho do texto

Apostar em produtos locais vendidos na safra ajuda a melhorar saúde e o ambiente

No supermercado: priorizar produtos locais ajuda a saúde e o bolso
Getty Images
No supermercado: priorizar produtos locais ajuda a saúde e o bolso
Além de movimentar a economia local, gerando benefícios para a comunidade como um todo, comprar produtos locais é mais barato e mais saudável para o organismo e o ambiente.

Siga o iG Saúde no Twitter

O Centro de Promoção de Políticas de Nutrição do Departamento Nacional de Agricultura dos Estados Unidos fornece três boas razões para priorizar a compra de produtos locais:

Cores e sabores únicos

Ao contrário do que ocorre com os cultivos em larga escala, que usam sementes compradas por catálogo, pequenos produtores locais normalmente cultivam sementes que passaram de geração em geração, dando origem a variedades com sabores, cores e características diferentes, além de propriedades nutricionais únicas.  Leia: Aposte nos produtos da estação

Da terra à mesa em menos tempo

Alimentos que não precisam percorrer longas distâncias para chegar até a mesa do consumidor são mais frescos e mais saborosos. Isso porque eles não precisam ser colhidos antes de amadurecer para serem enviados ao outro lado do mundo.

Leia também:

8 trocas que valem o investimento

Alimentos poderosos contra o câncer

17 alimentos ricos em cálcio que não contêm leite

Mais sustentabilidade

Muitos cultivos locais estão se tornando sustentáveis, ou seja, estão se organizando para reduzir o impacto negativo de suas plantações no ambiente. Como não precisam produzir em quantidade industrial, conseguem ter um maior controle do uso de fertilizantes e pesticidas.

Veja também:

Frutas, legumes e verduras de abril

Frutas, legumes e verduras de maio

Siga lendo notícias de alimentação e Bem-Estar

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.