Tamanho do texto

Conheça os nutrientes que compõem os pratos típicos de São João e saiba quantas calorias você vai consumir na festa

As comidas de festa junina são cheias de calorias, mas também contêm nutrientes importantes para o corpo. As nutricionistas Kátia Terumi Rodrigues, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, e Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, selecionaram os principais pratos oferecidos nas festas em homenagem a São João e destacaram as principais funções nutritivas dos ingredientes que os compõem.

Vale lembrar: quem tem diabetes e qualquer alergia ou intolerância alimentar deve ficar atento aos preparos, pois muitos pratos são ricos em ingredientes como açúcar, gorduras, leite e amendoim.

Leia mais: A festa (junina) da caloria

Para quem quer controlar as calorias ingeridas, as duas nutricionistas sugerem fazer o prato trocando os ingredientes “gordos” por versões alternativas com menos gorduras e açúcar.

Em relação às bebidas, Flávia Morais dá a dica: “Se der, opte pelo quentão ou vinho quente sem álcool, para aproveitar os benefícios da uva, do gengibre e da canela, evitando os efeitos colaterais do consumo alcoólico”.

Veja o raio X das comidas de festa junina:

Faça a sua festa junina em casa!  Acesse as receitas

Leia mais notícias de alimentação

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.