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Saiba como escolher os petiscos e prevenir um “colapso” alimentado por tensão e comidas nada saudáveis

Torcedor não deve descuidar do coração
Futura Press
Torcedor não deve descuidar do coração

Se o coração já bate em contagem regressiva para a semifinal do Mundial de Clubes – marcada para esta quarta-feira (12) – é bom não descuidar, durante toda a partida, do músculo involuntário mais importante do organismo.

A mistura de tensão, bebida alcoólica e os petiscos típicos do cardápio em dias de jogos (amendoins, salgadinhos, frituras e churrascos), pode se tornar a principal adversária da torcida, em especial dos cardíacos, diabéticos, estressados e sedentários (mais da metade dos moradores do Brasil, é bom lembrar).

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Sanduíches de peito de peru são opções saudáveis para os dias de jogos
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Sanduíches de peito de peru são opções saudáveis para os dias de jogos

O alerta é tão importante que no País, os corações brasileiros foram monitorados durante toda a Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu em 2010.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia convocou 11 hospitais nacionais – os principais na área de cardiologia – a registrar e catalogar os pacientes que chegaram infartados durante as partidas de futebol e logo após os jogos. Os resultados ainda não foram tabulados

Na Alemanha, na Copa em 2006, um estudo local mostrou que o principal campeonato mundial impulsionou os casos de infarto.

Para evitar que o coração sofra durante o campeonato, o Departamento de Nutrição da Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp) deu dicas de um cardápio saudável, apetitoso e divertido para o jogo. Um só dia pode ser suficiente para o coração não aguentar a pressão.

O cardápio para o coração do torcedor

Mexerica: fonte de vitamina C e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro, ela ajuda a fortalecer os ossos e a resistência do corpo
Getty Images
Mexerica: fonte de vitamina C e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro, ela ajuda a fortalecer os ossos e a resistência do corpo

O que beber
Bebida alcoólica em doses exageradas sempre pode fazer mal. O vinho pode ser uma opção “mais protetora” ao coração – quando comparado à cerveja – mas não adianta achar que a troca dá passe livre para o “porre”. Uma sugestão bem nutritiva é aproveitar duas frutas da época, a tangerina (mexerica) e a acerola, que rendem sucos coloridos, energéticos e que podem ser servidos para todos, inclusive idosos e crianças.

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CASTANHA DE CAJU
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CASTANHA DE CAJU

O que servir de aperitivo
A receita  está na ponta da língua: abuse das castanhas (do Pará e de Caju) e das amêndoas. São opções calóricas porém mais saudáveis do que os amendoins e salgadinhos cheios de condimentos. Ss castanhas são ricas em ômega 3 e benéficas ao sistema cardiovascular.


O prato principal
Churrasco tende ser a principal pedida dos dias de jogos. Além de carnes mais saudáveis, a especialista em nutrição cardíaca lembra de uma opção que pode deixar o menu bem mais precioso à saúde. O salmão, preparado na churrasqueira, é um ótimo amigo do coração. E para dar um toque charmoso, a orientação é agregar a abobrinha e o milho nos preparativos do churrasco. Colocados na grelha eles demoram pouco tempo para ficarem prontos e além disso têm a coloração verde e amarela.

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Petiscos de pepino
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Petiscos de pepino

Outros petiscos
Se a preferência for por lanches os sanduíches feitos com pão integral, queijo branco, peito de peru e, para variar os sabores, altere as verduras verdes – escarola, rúcula, alface e pepino. Outras ideias protetoras do coração para os lanches são as sardinhas e, mais uma vez, o salmão.”

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