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Não é preciso abandonar o sanduíche e a batata para ter mais saúde. Veja como fazer

Transforme seu sanduíche em um prato saudável
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Transforme seu sanduíche em um prato saudável

Processados, cheios de gordura, sódio e calorias e de baixo valor nutricional. Essas são as principais características dos chamados junk food (comida lixo, em tradução literal), na qual estão incluídos sanduíches de redes de fast-food, batatas fritas, salgadinhos e refrigerantes, entre outros alimentos.

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Abandonar a comida rápida e pronta, principalmente no cotidiano corrido de grandes jornadas de trabalho e trânsito, é difícil. Mas não é impossível. Se a busca é por um prato rápido, restaurante por quilo é a pedida mais certa.

“Mais rápido e prático do que pedir um prato à la carte e você ainda pode controlar quanto quer comer de cada alimento”, recomenda Paula Castilho, nutricionista funcional.

Nesse caso, aposte nos legumes e verduras e evite frituras e gorduras.

“Restaurantes por quilo possibilitam que você tenha uma refeição variada, pois existem opções de cereais, grãos, carnes, verduras e legumes”, completa a nutricionista Renata Pinotti, do Programa Integrado de Controle à Obesidade e Sobrepeso (Picos).

Quando o excesso de trabalho não permitir sair para almoçar, ainda assim dá para pedir em restaurantes com opções mais saudáveis, como por exemplo a culinária japonesa.

“O tepan de salmão é uma refeição saudável e pouco calórica”, indica Renata.

“Hoje é lei: todos os restaurantes têm de ter uma opção saudável, seja um lanche natural ou um grelhado com uma salada. Basta fazer a escolha certa”, adverte Paula.

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Sanduíches também podem entrar no cardápio, desde que sejam escolhidos os ingredientes certos.

“Nada precisa ser abandonado, mas selecionado com consciência. É importante que a pessoa tenha prazer em comer alimentos saudáveis e escolha esses alimentos para o seu dia a dia”, aconselha Renata.

Para um sanduíche, em vez de hambúrguer, queijo amarelo, pão de farinha refinada e molho industrial, opte por frango, salada de alface fresca, tomate e queijo branco. O pão pode ser integral ou sírio. Para temperar, o molho de iogurte desnatado tem metade das calorias e ainda sustenta por mais tempo. Para acompanhar também não é preciso abrir mão das batatas , já que elas são ricas em vitaminas e não comprometem a dieta. O ideal, no entanto, é assá-las no forno, com um fio de azeite. Quem gosta, pode incluir alecrim , que tem efeito antisséptico e cicatrizante, além de ajudar na circulação.

Troque o refrigerante (rico em sódio e em açúcares) por água de coco ou suco.

“Quando se compara apenas a caloria, pode parecer que tomar um copo de suco é a mesma coisa que tomar um copo de refrigerante. Porém, ao escolher o suco você irá ingerir vitaminas, minerais e fibras importantes para o seu organismo. Já, em um copo de refrigerante você irá ingerir apenas calorias e nutrientes pouco desejáveis como o açúcar e o sal”, explica Renata.

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