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Alimentos e hábitos ajudam na produção da melatonina e no controle do cortisol, hormônios que 'enlouquecem' por causa do adiantamento dos ponteiros do relógio. Leia mais sobre o assunto

Ao adiantar uma hora os ponteiros dos relógios, o corpo humano pode sofrer alterações hormonais que influenciam diretamente no humor e no cansaço. O motivo é que a produção de melatonina e de cortisol “enlouquecem”. E, diante disso, você sabe como acabar com a preguiça?

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Siga as dicas para enfrentar as mudanças do horário de verão e veja como acabar com a preguiça
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Siga as dicas para enfrentar as mudanças do horário de verão e veja como acabar com a preguiça


A melatonina, também chamada de hormônio do sono, é produzida nas horas de descanso. O fato de dormir uma hora a menos repercute nas reservas corpóreas da substância. Uma reação é o aumento da produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse e, por isso, o humor também é afetado nos primeiros dias de vigência do horário de verão. Nesse caso, algumas atitudes simples ajudam no processo de  como acabar com a preguiça

Para sofrer menos nessa transição, a dieta é peça-chave e o segredo é apostar em alimentos que facilitam a produção do hormônio do sono. 

Veja quais são eles


Já o endocrinologista Alfredo Cury, proprietário do Spa Posse do Corpo, orienta quais hábitos ajudam neste processo. Segundo ele, o ideal é:

1) Deitar e levantar nos mesmos horários em que está acostumado. Não se deve aumentar o tempo de sono por conta da mudança;

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2) Durma de janelas abertas, nos primeiros dias do horário de verão, para que o corpo se acostume a acordar com a claridade;

3) Tome bastante líquido, como sucos naturais e água de coco. A desidratação compromete a qualidade do sono e deixa mais difícil dormir ou acordar.

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