Tamanho do texto

Dieta saudável e exercício físico evitariam 14 mil casos de câncer de mama no Brasil. Veja quais alimentos priorizar

A nutricionista Sonia Jurado atende pacientes com câncer e ensina como a dieta pode prevenir a doença
Divulgação
A nutricionista Sonia Jurado atende pacientes com câncer e ensina como a dieta pode prevenir a doença

Outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama , uma das doenças mais letais entre as mulheres. Para os oncologistas, a primeira mudança indicada para o chamado “Outubro Rosa” está na alimentação.

Outubro rosa alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

As pesquisas sobre os efeitos da dieta saudável na prevenção dos tumores já estão consolidadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o controle do peso e a substituição dos industrializados por alimentos saudáveis são capazes de reduzir em 28% os casos de câncer de mama. Fazendo as contas isso indica que, apenas em 2012, 14 mil novos casos da doença seriam evitados, já que são esperados 52 mil novos registros no ano.

Alimentação e exercícios : controle da obesidade reduz em 28% câncer de mama

A nutricionista da Clínica Mayo da Flórida (EUA), Sonia Murgueytio Jurado, elencou quais são os alimentos mais protetores contra o câncer de mama. Segundo ela, esses ingredientes são ricos em ligninas, flavonoides e licopenos. Além disso, ela orienta a reduzir o consumo de carne vermelha para apenas duas vezes por semana, utilizar o azeite de oliva no cozimento dos produtos e apostar nas comidas frescas e não industrializadas. Outra dica é colocar frutas em todas as refeições, seja na salada ou sobremesa.

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.