Tamanho do texto

Eles limpam a superfície dos dentes durante a mastigação, combatem cáries e removem placas bacterianas

Uma boa higiene bucal está intimamente ligada a uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras e legumes são ótimos aliados na prevenção de doenças e na manutenção da saúde bucal.

Alguns alimentos, no entanto, são mais eficazes no combate ao mau hálito, à gengivite e também à cárie: são os chamados alimentos detergentes. Como o próprio nome diz, esses alimentos têm características que os fazem funcionar como uma espécie de sabão, reduzindo a gordura e a sujeira dos dentes.

>> Veja 10 alimentos detergentes que ajudam a manter a saúde da boca em dia:


“Eles são capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, combater as cáries e remover placas bacterianas”, explica o dentista Anderson Bernal.

Você sabe cuidar da sua boca? Faça o teste e descubra!

Os considerados mais detergentes são aqueles com talos, como o aipo, brócolis, e couve-flor. A ação deles nos dentes é mecânica, ou seja, a limpeza é realizada por meio do atrito entre as fibras desses alimentos e os dentes. Da mesma forma, alimentos consistentes, como a cenoura, a pera, a melancia e o kiwi, também são indicados para essa finalidade.

“O atrito decorrente do ato de mastigar ajuda a remover resíduos e bactérias. Além disso, a grande quantidade de fibras destes alimentos proporciona um considerável aumento na produção da saliva e eleva o PH da boca, o que reduz acidez”, explica o dentista, especialista em estética e reabilitação oral.

Acelga, pepino e maçã completam a lista dos ingredientes que podem ajudar a manter a boca limpa, caso a escova de dentes e a pasta não estejam disponíveis no momento.

“Eles podem ajudar, mas nunca substituem uma limpeza bucal feita corretamente. O principal é realizar uma boa escovação, independente da marca da pasta de dente. Uma limpeza completa é composta pelas seguintes etapas: passar o fio dental, escovar os dentes e passar o fio dental”, ensina o dentista.

E se alguns alimentos podem ser aliados, outros com certeza podem ser inimigos de uma boca bonita e saudável. Balas, doces e chocolate, ou seja, tudo o que tiver muito açúcar tem grande potencial de estrago. O açúcar fermenta na boca e reduz o PH da saliva, deixando-a ácida e ideal para proliferação de bactérias.

“É necessário diminuir o consumo de refrigerantes entre as refeições, o café adoçado de hora em hora, adição de açúcar em qualquer suco de frutas, pois vai ter uma ação formadora de ácido e cáries”, orienta o especialista.

Leia ainda:
14 alimentos que escurecem os dentes
Frutas e castanhas protegem os dentes
Leia mais notícias de alimentação e bem-estar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.