Tamanho do texto

Nutricionista que fez Halle Berry perder 20 quilos lança novo programa para acelerar o metabolismo e perder peso em apenas 15 dias

Se existe algum corpo de celebridade que você admira ( Rihanna ? Halle Berry ? Ryan Gosling?), há uma boa chance de que ele seja trabalho do treinador e nutricionista Harley Pasternak, e é igualmente provável que ele tenha aparecido em alguma revista ou na televisão para descrever como faz isso.

Descubra se o seu peso está de acordo com a sua altura: calcule aqui o seu IMC

O próprio Pasternak, um canadense de 38 anos, passou por uma transformação. Embora ele já tenha sido um halterofilista como seu herói, Arnold Schwarzenegger, “Eu não queria ser o cara sem pescoço”, contou. Por isso, durante os últimos anos ele diminuiu o corpo de 1,78 de altura de 109 quilos para 95.

Pasternak: sucesso com programas de dieta e exercícios para quem precisa entrar em forma em pouco tempo
The New York Times
Pasternak: sucesso com programas de dieta e exercícios para quem precisa entrar em forma em pouco tempo

A chave para o sucesso foi o plano de Cinco Fatores de Pasternak: receitas de cinco minutos com cinco ingredientes principais e cinco rotinas semanais de 25 minutos de exercícios organizados em, sim, acréscimos de cinco minutos. Tudo isso com a ajuda de uma estonteante variedade de produtos que ele assina, incluindo bandagens Ace, pedômetros Fitbit e Smartwater da Coca-Cola.

Para acompanhar seu quarto e mais recente livro, “The Body Reset Diet” (ainda sem tradução no Brasil), que envolve três vitaminas por dia nos primeiros cinco dias, ele está criando seu próprio liquidificador – ele pode prejudicar o próprio negócio, já que está desenvolvendo, com a Shaklee Corp., uma empresa de vendas diretas, um substituto de refeição em pó que só precisa de água e não requer nenhum utensílio para o preparo.

“Eu me vejo como um solucionador de problemas, criando soluções”, disse Pasternak sobre seu império em crescimento.

Com dois diplomas em nutrição e cinesiologia (coisa rara para um treinador de celebridades) somados a uma temporada pesquisando cafeína e suplementos para melhorar o desempenho para o exército canadense, ele disse que vê a situação como sua missão de parar o que “vocês vêm fazendo baseados no DVD que compraram pela TV” (seu próprio DVD, disponível pelo canal de compras QVC, aparentemente, é uma exceção).

Se a última oferta do treinador, uma dieta comedida de 1.200 calorias por dia (a maioria tirada de vitaminas líquidas) parece igualmente insana para você, Pasternak mencionou uma pesquisa que, segundo ele, mostrava que as pessoas que perderam a maior parte do peso no começo de um programa de perda de peso têm, exponencialmente, mais sucesso a longo prazo.

Parte da dieta é a tentativa de Pasternak de converter a população do “conserto rápido”.

“O americano médio quer um livro sobre ‘Como eu perco 4,5 quilos nesta semana?’”, disse ele, insistindo que sua última pesquisa lhe deu “permissão” para se afastar de suas antigas opções, a maioria moderada. Seu plano é para pessoas que usam a abordagem Cinco Fatores, que inclui 25 minutos de sessões de suor, 10 mil passos diários, contados no pedômetro e duas “refeições traiçoeiras” por semana. Dois luxos de Pasternak: pizza de mozarela no Vito's em West Hollywood e batatas fritas.

Conheça: A dieta da saciedade

Jordana Brewster, atriz do seriado “Dallas” cujas escapadas incluem martínis e Tootsie Rolls, começou a trabalhar com Pasternak cerca de seis anos atrás.

“Eu consultei vários treinadores e nutricionistas que diziam: ‘Se é gostoso, nem coloque na boca’”, disse Brewster, de 32 anos.

“Vivia comendo barras de proteína e tomando vitaminas, perdia um bom peso, e ganhava tudo de volta quando não estava trabalhando. Harley é meigo, maduro e esperto, e o que ele lhe pede para fazer é sustentável.”

Pasternak não gosta de falar sobre quais clientes seguem o novo programa ao pé da letra ou apenas parte dele. Ele, que cresceu jogando hóquei em Toronto, corteja celebridades há quase tanto tempo quanto frequenta academia. Quando tinha 13 anos, sua mãe lhe comprou três sessões com um personal trainer porque ela o via “gemendo e levantando pesos”, disse ele, e tinha medo que ele se machucasse.

Aprenda: Cinco erros comuns da dieta

Aos 18 anos, ele começou a ter clientes, no verão depois de seu primeiro ano na Universidade de Western Ontario. Logo, procurou Marvin Waxman, que há mais de 30 anos faz as avaliações médicas pedidas pelas companhias de seguro para a maioria dos filmes de Toronto. Waxman se lembrou: “Ele disse que queria manter contato comigo porque eu estava encontrando todas as celebridades e ele queria se envolver no treinamento delas”. Waxman começou a recomendá-lo: “Ele tinha ótimos diplomas, o que o tornava diferente da maioria dos treinadores. E ele parecia um cara bacana e bem apessoado”.

Seu primeiro cliente ator foi Jim Caviezel, para um filme de 2001 chamado “Olhar de Anjo”, estrelando Jennifer Lopez. Depois veio Stephen Dorff, cuja transformação de, como coloca Pasternak, “garoto mimado que não sabia malhar para realmente definido” continua sendo uma de suas favoritas. Em seu escritório, Pasternak exibe uma foto instantânea de Dorff sem camisa do teste para o filme.

“É uma Polaroid, então é possível saber que nada foi alterado ou arrumado”, disse ele.

Pasternak disse ter sido procurado para treinar Halle Berry para o filme “Na Companhia do Medo”, mas o produtor Don Carmody, que tinha um pequeno orçamento para um treinador – mas não para acomodações e transporte –, lembrou-se que Pasternak tinha lhe perguntado sobre o trabalho.

“Harley então disse que se hospedaria em Montreal e iria até lá se eu o contratasse”, disse Carmody, que deu a Pasternak o crédito por tê-lo ajudado a perder 20 quilos.

“Ele é uma pessoa muito determinada.”

Naquela época, a atriz estava recém-saída de sua premiação do Oscar por “A Última Ceia” – e de sua hoje famosa aparição usando um biquíni laranja no filme de James Bond “Um Novo Dia para Morrer”.

“Eu posso fazer qualquer pessoa perder peso. Mas como você pega a mulher que tinha o melhor corpo de Hollywood e o torna melhor?”

++ FOTOS: Conheça os alimentos que ajudam a perder barriga

Depois de “Na Companhia do Medo”, ele a treinou para “Mulher Gato”, o que fez com que ele se mudasse para Los Angeles, onde ainda está.

Jessica Simpson, de 32 anos, cujo ex-namorado John Mayer, o cantor, fora cliente de Pasternak anteriormente, disse: “De várias maneiras, eu o respeito tanto que eu acabei trabalhando mais pesado porque eu queria que ele tivesse orgulho de mim”.

Hoje em dia Pasternak não faz mais turnês com o U2 ou Kanye West, nem faz fritatas para Berry no fogão de seu trailer durante alguma filmagem. Ele prepara os programas, mas distribui os membros de sua equipe para acompanhá-los.

“Não preciso ser a Vanna White da contagem de repetições, tipo, 1,2,3, continue”, disse Pasternak.

Afinal, ele tem empresas com as quais conversar, “parceiros interessantes para criar novas soluções” e 10 mil passos para andar antes de ir para a cama.

* Por Courtney Rubin

Leia mais notícias de bem-estar e alimentação

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.