Tamanho do texto

Excessos de sal, proteína, cafeína, alimentos gordurosos e ricos em ferro podem atrapalhar a absorção de cálcio do organismo

A prevenção de doenças dos ossos como a osteoporose não se faz apenas fazendo uma dieta rica em cálcio. Também é importante saber quais alimentos prejudicam a absorção do mineral pelo organismo ou que até mesmo retiram a substância dos ossos, fragilizando o esqueleto e facilitando o início da doença. 

Refrigerantes, principalmente os de cola, favorecem a descalcificação dos ossos, alerta nutricionista Roseli Rossi
Thinkstock/Getty Images
Refrigerantes, principalmente os de cola, favorecem a descalcificação dos ossos, alerta nutricionista Roseli Rossi

A nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica Funcional da clínica Equilíbrio Nutricional , explica quais alimentos merecem atenção ao serem consumidos porque fazem o corpo perder cálcio.

Veja também:
Como evitar a osteoporose comendo

“Os excessos de sal, proteína, cafeína, alimentos gordurosos e ricos em ferro, assim como refrigerantes de cola, que contém fósforo, favorecem a descalcificação", alerta Roseli.

Leia também:
Exercício físico na dose certa é arma poderosa contra osteoporose
Pesquisa liga obesidade a maior risco da osteoporose
Osteoporose afeta uma em cada três mulheres em todo o mundo

Além disso, existem também aqueles alimentos que se não fazem o corpo perder o mineral, também não contribuem para sua fixação nos ossos. “Os alimentos ricos em ácido fítico, como feijão cru, sementes, castanhas, cereais, isolados de soja e alimentos ricos em ácido oxálico, como o espinafre, batata doce, feijão e chocolates diminuem a absorção de cálcio pelo organismo”. Nestes casos, o melhor é não ingerir produtos ricos em cálcio, como laticínios, na mesma refeição.

Entenda na galeria abaixo quais são os alimentos da lista negra da osteoporose:


Leia mais notícias de saúde