Tamanho do texto

A pior época do ano para resistir às guloseimas chegou. Ir já alimentado para uma festa e maneirar na comilança no dia seguinte ajudam a manter o peso

Dezembro chegou e, junto com ele, vieram os convites para a confraternização da empresa, o amigo secreto do trabalho, a ceia de natal, a festa de ano novo e outras encontros que fazem todos mais felizes. E com vários quilinhos a mais.

Resistir às tentações só com força de vontade não é fácil, por isso vale alguns truques. O primeiro, é ir previamente alimentado para uma festa. “Normalmente, você vai sem saber o que será servido lá. Antes, então, é bom comer um lanche natural, com pão integral, tomate - que é fonte de licopeno, alface americana e queijo branco. Ajuda na saciedade e ainda evita que a pessoa consuma bebida alcoólica com o estômago vazio, o que não é bom”, diz a nutricionista Gisele Cristina de Carvalho, da Clínique

Confira algumas dicas para não se desentender com a balança no final do ano:


Se a pessoa cai em tentação e abusa, o ideal é recomeçar a dieta já no dia seguinte. “Se comeu uma torta de 600 calorias, por exemplo, não dá para deixar para janeiro. Tem que ser agora”, explica Gisele.

Outro passo é tomar um café da manhã balanceado no dia seguinte ao exagero. “O ideal é beber um suco detox, que vai limpando o fígado e todas as toxinas que impedem que o metabolismo esteja funcionando normalmente”, explica Gisele. "Se a pessoa não tem restrição nenhuma, é possível adicionar ao suco um pouco de chá de hibisco, cavalinha, chá verde, entre outros. Cada pessoa pode ter um suco individualizado”, explica.

No caso das ceias, que costumam ser fartas e calóricas, a dica é se deliciar com as saladas da entrada. "Assim, a pessoa já chegará saciada na hora do prato principal, o mais calórico".

A consciência ficará ainda mais leve se, na hora da sobremesa, houver uma troca corajosa do cheesecake normal pelo de ricota e iogurte grego light. “Sempre falo para os meus pacientes que eles devem ir à festa para se divertir, e não somente para comer", conclui Gisele. 

Leia mais notícias de saúde

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.