Tamanho do texto

Do sapato confortável à camisinha na carteira, veja cuidados para que a folia não acabe mal na Quarta-Feira de Cinzas

Quem nunca perdeu um bloco porque passou mal do estômago ou porque exagerou na bebedeira no dia anterior? Pois é. O corpo cobra! Mas não é preciso ficar em casa tomando chá nem ir para a cama às 22h para chegar ileso à Quarta-Feira de Cinzas.

Com alguns cuidados, é possível se divertir e pular atrás dos blocos sem sofrer com dor nos pés ou com aquela ressaca absurda.

A principal aliada do folião é a água. "As bebidas alcoólicas são diuréticas. Por isso é importante que, a cada copo de fermentado, como cerveja, se beba um de água. E, para cada dose de destilados, se beba três doses de água", recomenda Paulo Rocha, coordenador do Pronto Socorro do Hospital Santa Paula.

Também não é recomendado sair para a avenida com a barriga vazia. Legumes, frutas e verduras são os alimentos indicados para sustentar sem pesar demais.

Mas, se mesmo com o corpo hidratado e alimentado, o calor e a empolgação fizerem a pressão cair e aparecerem sintomas como tontura e escurecimento visual, é preciso cuidado. "Na hora do sintoma, a pessoa deve se sentar ou deitar, se possível elevando a perna. Além disso, deve tomar líquidos para se hidratar, ou fazer a hiperidratação, com sucos, isotônicos ou água de coco", diz Rocha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.