Tamanho do texto

Deficiência em digerir a lactose, tipo de açúcar do leite, causa desconforto em grande parte da população brasileira

A intolerância à lactose - açúcar do leite, que também está presente em derivados, como queijos, iogurtes, requeijões e cremes de leite -  causa problemas a até 70% dos adultos no Brasil. Quanto mais idade a pessoa tem, mais chance de ela começar a ter intolerância a esse composto. O problema acontece porque é preciso que o organismo tenha a enzima lactase para digerir esse açúcar, mas, nos adultos, ela pode diminuir e até mesmo parar de ser produzida pelo organismo. 

Nesse caso, há uma solução: evitar alimentos que contenham lactose ou pedir orientação médica para adicionar a enzima lactase aos alimentos, já que ela pode fazer as vezes da deficiência orgânica.

Há exames de sangue laboratoriais que detectam essa intolerância, mas uma forma simples de se adiantar. Se você apresenta os sintomas abaixo após consumir leite e derivados, você é potencial candidado a desenvolver a intolerância. 

Veja quais são os sintomas de intolerância à lactose:

Lembre-se: apesar do iogurte ter lactose, ela existe em menor quantidade, pois parte do açúcar já é fermentado. E, claro, com a falta do leite, é preciso suprir a necessidade de cálcio com outros alimentos. 

Leia mais: 17 alimentos ricos em cálcio e que não contêm leite

Leia mais notícias de saúde, alimentação e bem-estar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.