Tamanho do texto

Comer saudavelmente nem sempre significa falta de sabor; nutrição do HCor lança livro com receitas para cardiopatas

Receitas saudáveis não precisam ser mal temperadas, sem graça e insossas. Quem prova isso é equipe de nutrição do Hospital do Coração (HCor)
Reprodução/HCor
Receitas saudáveis não precisam ser mal temperadas, sem graça e insossas. Quem prova isso é equipe de nutrição do Hospital do Coração (HCor)














Quem diria que receita de comida de hospital pode ser referência gastronômica. Mas é e os cardíacos já podem se valer disso. As refeições servidas aos pacientes do Hospital do Coração (HCor) podem ser encontradas a partir desta quarta (12) em um livro lançado no auditório do hospital. A equipe de nutrição, coordenada por Juliana Simões, compilou na obra os petiscos mais pedidos pelos pacientes. 

A adaptação dos cardápios do HCor começou há tempos. A principal missão era tirar aquela ideia de que comida de hospital é insossa, sem graça, mal temperada. E também acabar com o imaginário de que comida gostosa é sempre cheia de frituras, mussarela, leite condensado e creme de leite. "É possível fazer uma preparação assada, com ingredientes e temperos alternativos, e ter o mesmo resultado", diz Juliana.

Um dos truques da equipe do HCor, por exemplo, é a substituição do leite normal pelo em pó desnatado em um pudim. "Ele dá a mesma textura do leite condensado", conta a nutricionista. Logo, o formato tão desejado do doce não perde a sua identidade – e fica com pouca gordura.

De almôndegas com molho vermelho, frango recheado com damasco até salmão com molho de maracujá, as receitas do livro são as mais diversas. E práticas. São 85 receitas de nível fácil a médio de elaboração. Logo, praticamente todos com alguma habilidade na cozinha conseguem replicar.

A princípio, a venda será realizada apenas na loja dentro do hospital (Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147, Paraíso) ao preço de R$ 30.

Veja algumas receitas:

Alface mimosa com musse de ricota e cenoura ralada

Alface mimosa com musse de ricota e cenoura ralada - nivel médio
Reprodução/HCor
Alface mimosa com musse de ricota e cenoura ralada - nivel médio

Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Porção: 90 g
Redimento: 8 porções

Informações nutricionais: 58,8 kcal/ porção
Baixo teor de colesterol
Baixo teor de gordura saturada

1 ricota de aproximadamente 500g
1 sachê de gelatina incolor de aproximadamente 12g
1 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de azeite

1 pé de alface-mimosa higienizado e cortado
1 cenoura média ralada

Ferva a ricota com a embalagem por aproximadament 15 minutos. Deixe esfriar e esfarele. Reserve. Dissolva a gelatina conforme espeficações da embalagem. Em seguida, bata todos os ingredientes da musse no liquidificador (exceto o azeite). Despeje em um recipiente untado com o azeite, leve para gelar até o dia seguinte. Em um prato, desenforme a musse de ricota, acomode a alface fatiada e a cenoura ralada ao redor da musse.

Dica: Se preferir faça a musse e divida em recipientes individuais.

Filé de frango recheado com damasco

Filé de frango recheado com damasco: fácil de fazer
Reprodução/HCor
Filé de frango recheado com damasco: fácil de fazer

Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Porção: 2 pedaços pequenos (130g)
Rendimento: 12 porções

Informações nutricionais: 313 kcal/porção

Ingredientes: 3 peitos de frango sem osso cortados ao meio
Suco de meio limão
Suco de uma laranja
1 dente de alho amassado
2 colheres de chá rasas de sal
200 g de damasco seco picado
3 colheres de sopa de requeijão

Modo de preparo:

Com uma faca afiada, perfure os filés de frango o suficiente para recheá-los. Reserve. Em um recipiente, misture o suco de limão, o suco de laranja, o alho e o sal. Deixe os filés de frango marinando por 10 minutos. Em uma tigela, misture o damasco picado com o requeijão e misture bem. Recheie o frango marinado com a mistura de damasco e requeijão. Forre uma assadeira com papel-alumínio, disponha os filés e coloque a marinada sobre o frango, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 250ºC por 15 minutos. Retire o papel-alumínio e coloque para assar por mais 10 minutos, ou até que o frango fique dourado por fora e assado por dentro. Corte os filés recheados ao meio.

Dica: O damasco seco com requeijão pode ser substituído por outros recheios com maçã ou pera frescas raladas pisturadas com canela.

Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho

Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho: 172 calorias por porção
Reprodução/HCor
Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho: 172 calorias por porção

Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Porção: 1 prato fundo ou 250 ml
Rendimento: 10 porções

Informações nutricionais: 172 kcal/porção
Fonte de fibra alimentar
Baixo teor de colesterol

Ingredientes:

4 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1 dente de alho grande picado
1 kg de abóbora-japonesa descascada e cortada em cubos médios
1,5 litro de água
2 colheres rasas de sal
1 colher de chá de tomilho fresco picado
250g de queijo branco cortado em cubos pequenos

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça três colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado, acrescente a abóbora, misture bem e adicione a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela, deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça uma colher de sopa de azeite, salteie o tomilho picado por alguns segundos e adicione à sopa. Misture bem e desligue o fogo. Com o fogo desligado, acrescente o queijo cortado em cubinhos.

Veja alimentos bons para prevenir doenças cardiovasculares:

Leia mais notícias de saúde




    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.