Tamanho do texto

O tradicional cafezinho não precisa ser a bebida de escolha para ter disposição; outros líquidos e hábitos também melhoram o ânimo e, de quebra, são mais saudáveis

Beber um pouco de café por dia não faz mal para a maioria das pessoas. Mas, conforme a ingestão desse líquido vai aumentando, a impressão que dá é que ele não funciona mais tão bem como antes, quando o quesito é manter a disposição e tirar o sono que insiste em surgir no meio da tarde. Outras medidas, no entanto, podem trazer até mais disposição e ânimo para enfrentar um dia até seu final. O chá-verde, por exemplo, é uma ótima pedida, já que tem cafeína como o café, porém em menor quantidade, não trazendo alguns efeitos colaterais indesejados. Além disso, ele conta com antioxidantes que ajudam o organismo a funcionar melhor. 

Leia também:  Sucos que acordam e fazem dormir

Tire um cochilo - algumas mudanças de hábito também colaboram para um dia mais produtivo. Um exemplo é tirar um cochilo. Uma noite mal dormida deixa os reflexos lentos e prejudica muito a saúde como um todo. Dormir bem e tirar um cochilo rápido durante a tarde ajuda na concentração e, consequentemente, na produtividade.

Leia também:  9 ideias para começar o dia cheio de energia

Faça uma pausa -  outra boa medida para produzir é... parar de produzir por um tempo. Fazer uma pausa no trabalho durante o dia ajuda o corpo a voltar com mais ânimo em seguida. Mas não precisa ser nada demorado: levantar, caminhar, alongar-se ou fazer uma ligação pessoal já ajuda o cérebro a se concentrar melhor depois.

Leia também: Síndrome da fadiga crônica é mais do que cansaço

Nada de fugir dos exercícios físicos -  para aqueles que quando estão cansados fogem da academia, é necessário saber que o problema só vai aumentar. Esforçar-se, mesmo sem ânimo no início, para exercitar-se, é essencial. Os exercícios físicos regulares são amigos do cérebro. Um estudo publicado no periódico científico British Medical Journal mostrou que praticar atividade física de 10 a 40 minutos aumenta a concentração, já que a prática manda mais sangue ao cérebro. Os benefícios ainda se prolongam por até três horas depois da atividade. Que tal subir alguns lances de escada se não tiver tempo de ir caminhar na rua ou exercitar-se na academia? 

Leia mais: 98% dos brasileiros estão cansados, diz Ibope; sedentarismo é principal causa

Coma chocolate amargo -  chocolate amargo tem cafeína e muitos antioxidantes. Além disso, ajuda a liberar serotonina, um hormônio que só traz felicidade. Não obstante, contém também flavonóides, que ajudam na circulação sanguínea, oxigenando melhor o cérebro e aumentando a concentração. Só não exagere na dose, afinal, ninguém quer extrapolar nas calorias, não?

Leia: 30g de chocolate amargo ao dia reduz colesterol e risco de doenças vasculares

Aumente a temperatura do ambiente de trabalho -  a maioria das pessoas prefere trabalhar sob o ar-condicionado e até usar blusas no escritório, afinal, é confortável. Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que quem trabalha em um ambiente abaixo de 20ºC tem 44% mais propensão a cometer erros e eram bem menos produtivos do que quem trabalhava em ambientes com mais de 25ºC. Isso acontece porque, em um ambiente frio, o organismo concentra suas energias para aquecer o corpo, "roubando" energia do cérebro, que sofre com uma falta de concentração. Carregar um suéter pode evitar esse tipo de problema. 

Leia: 14 alimentos que combatem o cansaço

Leia mais notícias de saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.