Tamanho do texto

Truque de esconder alimentos que não agradam ao paladar dentro de outros apetitosos também vale para a saúde ocular

A saúde dos olhos passa também pela mesa, com alguns alimentos que podem prevenir as principais doenças, como degeneração macular e catarata. Quem traz essa informação é um livro publicado pela Fundação Americana de Degeneração Macular , com receitas e truques para "nutrir a visão".

Alimentos ajudam a manter a saúde dos olhos
Getty Images
Alimentos ajudam a manter a saúde dos olhos

"As cenouras são apenas um dos muitos alimentos e suplementos que contribuem para uma boa saúde dos olhos. Em qualquer caso, os olhos podem melhorar graças àquilo que se come", explicou James McDonnell, pediatra e oftalmologista da  Loyola University  e autor do livro "Eat Right for Your Sight" (Coma Direito Para Sua Visão, em tradução livre), com a colega Jennifer Thompson.

>> MAIS: Sete alimentos que ajudam a proteger a saúde dos olhos

A regra principal descrita no livro é aquela de comer alimentos de três cores diferentes a cada dia. "Pense no vermelho dos pimentões ou da romã, no roxo das beterrabas, no verde, no amarelo ou no laranja. Nesses alimentos se pode encontrar os nutrientes para os olhos, como as vitaminas A e E, ou os ácidos graxos ômega-3, que se encontram no peixe".

No livro, é possível também encontrar alguns "truques" para fazer com que pessoas que não amam verduras possam apreciá-las. Um purê de nabo, por exemplo, pode ser escondido em um cupcake de chocolate. 

"A presidente da Fundação Americana de Degeneração Macular recebeu o diagnóstico de degeneração macular aos 39 anos. Depois de duas dezenas de comida saudável e estilo de vida correto, ela pode ainda dirigir e ler, e é uma testemunha viva do fato de que somos o que comemos", disse Jennifer Thompson.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.